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Passo a passo de como emitir a Nova Carteira de Identidade

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O Amazonas começou a emitir a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo modelo estabelece um padrão de emissão e conta com duas versões, a impressa e a versão digital. O novo documento de identidade vem com um QR code que permite verificar a autenticidade da carteira.

Mas como solicitar? O Portal Rede Onda Digital preparou um passo a passo, com informações importantes para a solicitação do documento:

1 – É necessário estar com o CPF regularizado junto a Receita Federal;

2 – Após, acesse o link do agendamento no Portal da Secretaria de Segurança Pública e preencha os dados solicitados;

3 – Escolha o horário de atendimento e um PAC mais próximo;

4 – Compareça ao local, no dia e hora marcado;

5 – É importante levar: certidão de nascimento ou casamento original e legível; e outros documentos originais que queira incluir no cadastro. Exemplo: Passaporte e CNH.

6 – Observação: Não precisa levar foto e nem cópia de documentos;

7 – Não esqueça, os agendamentos são feitos exclusivamente pelo site cinam.ssp.am.gov.br, toda quinta-feira, a partir das 6h da manhã.

8 – O dia para buscar o documento também deve ser acompanhado pelo site da SSP-AM.

Na capital amazonense, as emissões podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O SSPA-AM reforça que não precisa pressa para emitir o novo RG, pois os modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032. No entanto, o cidadão que desejar poderá solicitar a nova carteira de identidade a qualquer tempo.

Prazos de validade: 

O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa:

0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
Acima de 60 anos – validade indeterminada.

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Reprodução / SSP-AM

Perguntas e respostas:

Quanto custa tirar a nova carteira?

– A 1ª  via é de graça

É obrigatório tirar?

– Neste momento, não. O modelo tradicional é válido por 10 anos.

Quando os atuais RGs deixam de valer?

– Em 28/02/2032. Para pessoas com mais de 60 anos a validade será por tempo indeterminado.

Quem não tirar será multado?

– Não.

E depois que o RG atual deixar de valer ?

– Não há previsão de multa, mas o documento perderá a validade. O cidadão poderá solicitar seu atendimento normalmente.

A nova carteira vale para entrar nos países do Mercosul ?

– Sim. O Itamaraty informa que o documento pode ser usado na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Assista ao vídeo que reforça o passo a passo de como emitir a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN):

 

Entrega de Novas Carteiras de Identidade no Amazonas

O Amazonas iniciou as entregas das primeiras remessas da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que foram solicitadas no mês de abril. O processo de emissão, podem acompanhar o status da entrega no site da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

A entrega do documento está sendo feita no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no mesmo local onde pode ser solicitada, basta consultar o site da SSP-AM.

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