As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Ministério Público Militar vai pedir expulsão de Bolsonaro e outros quatro generais das Forças Armadas

A tramitação desse tipo de processo no STM costuma ser rápida
02/02/26 às 21:27h
Ministério Público Militar vai pedir expulsão de Bolsonaro e outros quatro generais das Forças Armadas

(Foto: reprodução)

O Ministério Público Militar (MPM) deve protocolar nesta terça-feira (3/2) no Superior Tribunal Militar (STM) um pedido para a expulsão das Forças Armadas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros quatro militares de alta patente condenados por envolvimento em uma trama golpista.

Caso a representação seja aceita, o STM irá analisar se Bolsonaro e os militares; os generais Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional; Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-ministro da Defesa; além do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, podem ser considerados “indignos” ou “incompatíveis” para permanecer nos quadros das Forças Armadas.


Leia mais

Alcolumbre defende pacificação no ambiente político, mas diz que “paz nunca será sinônimo de omissão”

Lula defende fim da escala 6×1 e diz que Brasil encerrou 2025 mais forte, com recordes econômicos


A tramitação desse tipo de processo no STM costuma ser rápida, com duração média de cerca de seis meses. O tribunal, no entanto, não possui precedentes de análise de perda de patente relacionada a crimes contra a ordem democrática, tampouco já decidiu pela expulsão de generais condenados.

Apesar de uma eventual decisão pela perda de patente, os militares envolvidos podem continuar a receber remuneração, incluindo a manutenção de pensões destinadas a cônjuges e familiares, conforme regras atualmente vigentes.

*Com informações da CNN Brasil.