As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Comitê de Combate à Corrupção pede que MP analise omissão de presidente da CMM sobre cassação de vereador 

Grupo cobra explicações de David Reis, por não ter dado andamento ao pedido de cassação do vereador Rosivaldo Bual (Agir), apresentado há mais de um mês
10/11/25 às 17:48h
Comitê de Combate à Corrupção pede que MP analise omissão de presidente da CMM sobre cassação de vereador 

Foto: Arquivo/CMM

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC) protocolou, nesta segunda-feira (10/11), uma Notícia de Fato junto ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para que seja investigada a falta de manifestação do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), sobre o pedido de cassação do vereador Rosivaldo Bual (Agir).

O pedido de cassação foi protocolado pelo Comitê no dia 6 de outubro, com base em denúncias divulgadas pela imprensa. O grupo afirma que, mesmo após mais de um mês, a representação não foi lida em plenário nem teve qualquer encaminhamento, como determina o regimento interno da Casa.

Segundo os membros do Comitê, a omissão “ameaça o sistema de controle e fiscalização do Legislativo e coloca em dúvida o compromisso da Câmara com a transparência e a moralidade administrativa”. 

O CACC ressalta que não busca responsabilizar de forma antecipada nenhuma autoridade, mas provocar a atuação do Ministério Público para esclarecer os motivos da falta de andamento do processo e garantir o cumprimento da lei.


Saiba mais: 

Republicanos amplia base em Manaus com novas filiações e mira 2026

Obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ poderão começar sem aval do prefeito, decide comissão da Câmara dos Deputados


Ao final da notícia de fato, os membros do Comitê e responsáveis pelo pedido de cassação do vereador Rosivaldo Bual (Agir) pedem à Procuradoria-geral de Justiça:

  1. Recebimento e Autuação desta Notícia de Fato: Que esta notícia seja regularmente recebida e autuada perante o Ministério Público do Estado do Amazonas, com a instauração do procedimento cabível, seja Inquérito Civil Público (ICP), para apuração de eventuais infrações à moralidade administrativa e aos princípios da administração pública, seja Procedimento Investigatório Criminal (PIC), caso se vislumbrem indícios de prática de infração penal, ou outro procedimento adequado, a critério do Ministério Público. Busca-se elucidar as razões formais para a ausência de encaminhamento da Representação, bem como possíveis motivações de ordem pessoal ou hipóteses de procrastinação injustificada.
  2. Adoção de Medidas Corretivas e Judiciais: Que, sendo comprovada a omissão administrativa ou injustificada paralisação do procedimento, sejam avaliadas e adotadas, pelo Ministério Público, as providências necessárias para assegurar o regular processamento da Representação no âmbito da Câmara Municipal de Manaus, inclusive, se for o caso, o ajuizamento de ações judiciais pertinentes para a preservação da legalidade, eficiência, moralidade e transparência na administração pública.

Sem resposta

A Rede Onda Digital solicitou nota da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e do presidente da Casa Legislativa, vereador David Reis, com o objetivo de saber o andamento do processo que envolve a cassação de Rosinaldo Bual e também sobre os apontamentos levantamentos pelo Comitê. Até o momento, não houve respostas e o espaço segue aberto para esclarecimentos.