As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Projeto que pode beneficiar Bolsonaro entra na pauta desta terça (9) na Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara dos Deputados vai pautar votação de dosimetria, que representa derrota tanto para esquerda como para direita
09/12/25 às 13:30h
Projeto que pode beneficiar Bolsonaro entra na pauta desta terça (9) na Câmara dos Deputados

Deputado federal do Republicanos, Hugo Motta (Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados).

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu votar nesta terça-feira (9/12), no plenário, o projeto de lei da chamada dosimetria, que propõe redução de penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, e que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente cumprindo pena por tentativa de golpe de estado.

A decisão foi tomada por Motta durante reunião semanal de líderes, na manhã desta terça-feira, na sede da Câmara. O texto do projeto que irá para votação em plenário, segundo apurou a coluna, será o parecer do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade), relator da proposta.

A proposta não liberta Jair Bolsonaro, mas o ex-presidente será beneficiado por diminuição do tempo que ficará preso. Ele também representa uma derrota tanto para a esquerda quanto para a direita: PT e PSOL sempre foram contra diminuir as penas imputadas aos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e os bolsonaristas queriam anistia ampla e irrestrita, apagando todos os crimes de 8 de janeiro.

A jornalistas, Motta declarou após a reunião com líderes partidários:

“Questão da anistia está superada. O projeto não tratará de anistia, mas de redução de penas. O assunto foi um dos mais debatidos no ano. Nada mais natural que chegarmos ao final do ano com a posição final da casa”.


Leia mais:

Pesquisa diz que 52% dos brasileiros são contra “PL da Dosimetria” e dizem que penas do 8/1 foram justas

Flávio Bolsonaro rejeita dosimetria e promete levar pauta de anistia adiante “Que vença quem tiver mais votos'”


Ainda que o texto seja aprovado na Câmara dos Deputados, na avaliação de caciques do Centrão e da esquerda, o projeto não tem sustentação no Senado.

A votação do PL também ocorre em troca da punição de parlamentares como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ). As punições foram negociadas, incluindo:

  • Cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ) por agredir uma pessoa na Câmara;
  • Cassação de Carla Zambelli (PL-SP) após condenação pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A tendência é que ela seja cassada;
  • Contar faltas de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que fugiu para os Estados Unidos para tratar de sanções ao Brasil pelo país de Donald Trump. Depois da contagem, poderá haver punição a ele;
  • Processo disciplinar contra Alexandre Ramagem (PL-RJ) por fugir para os Estados Unidos após condenação do STF.

*Com informações de Metrópoles e UOL