As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Moraes determina prisão preventiva de Silvinei Vasques; Paraguai avalia expulsá-lo do país

Silvinei Vasques teria violado a tornozeleira eletrônica e alugado um carro para embarcar do Paraguai até El Salvador
26/12/25 às 13:53h
Moraes determina prisão preventiva de Silvinei Vasques; Paraguai avalia expulsá-lo do país

O ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, no depoimento à CPI do 8 de janeiro (Foto: Agência Senado).

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta sexta-feira (26/12) a prisão preventiva do ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques. Ele foi detido nesta mesma data, no Paraguai, após romper sua tornozeleira eletrônica.

Silvinei foi detido no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai. Segundo a imprensa, o ex-diretor viajou de Santa Catarina, onde mora, ao Paraguai de carro. No país vizinho, tentou embarcar com passaporte paraguaio falso em um voo com destino a El Salvador, país da América Central.

Conforme apurou a CNN, Silvinei deverá ser conduzido de Assunção até a fronteira com o Brasil em Foz do Iguaçu (PR) pelas autoridades paraguaias e entregue à Polícia Federal. 

De acordo com fontes da diplomacia brasileira, as autoridades locais estão em contato com o escritório da Polícia Federal (PF) a fim de obter “a expulsão sumária” de Silvinei do país.


Leia mais:

Esposa de Ramagem entra com ação no STF pedindo desbloqueio de contas bancárias

Pesquisa Quaest: 47% são contra redução de penas dos condenados por tentativa de golpe


A PF levará o ex-diretor a Brasília, onde passará a noite na Superintendência da Polícia Federal, mesmo local onde o ex-presidente Jair Bolsonaro vinha cumprindo pena antes de ser internado para cirurgia.

Na semana passada, Silvinei foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) por participação em tentativa de golpe de Estado. Ainda cabe recurso, por isso o ex-diretor aguardava em liberdade.

Silvinei Vasques era diretor da PRF durante o governo Bolsonaro e as eleições de 2022, e a conduta da organização foi bastante contestada no dia da eleição, com blitzes aleatórias sendo realizadas em cidades do Nordeste do Brasil onde o então candidato Lula supostamente tinha maioria nas pesquisas.

*Com informações de CNN Brasil e Metrópoles