O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve nesta quinta-feira (21/03), em Manaus, ministrando o seminário internacional “Desenvolve Amazônia: a Política de Fronteira e a Bioeconomia na Amazônia Legal“. O evento foi realizado no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus, zona Sul da capital.
Conforme o ministro, o evento visa estimular o desenvolvimento no segmento da Bioeconomia regional, beneficiar as populações amazônicas nas regiões de fronteira e fomentar estratégias de programas de desenvolvimento regional sustentável.
“A bioeconomia é uma prioridade e precisa ser retratada em uma política pública. E precisamos reposicionar os instrumentos que estão disponíveis para o desenvolvimento regional. Então, vejo isso aqui como uma oportunidade entre tantas outras”, afirmou o ministro Waldez Góes.
No seminário, estiveram presentes o governador Wilson Lima, o vice-governador Tadeu de Souza; o governador do Acre, Gladson Cameli; o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; o deputado estadual Sinésio Campos; e representantes da indústria e do setor produtivo.
Saiba mais:
Waldez Góes assume Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional
Além de tratar sobre bioeconomia regional, no evento houve o lançamento da Estratégia Nacional de Bioeconomia e Desenvolvimento Sustentável – BioRegio; anúncio do Programa Executivo Desenvolve Amazônia; entre outros, incluindo entregas de investimentos no Centro Mapati de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento Sociobioeconômico do Alto Solimões, no Plano Estadual para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira, e no Plano Estadual de Bioeconomia do Estado do Amapá.
Durante o seminário, artesãos do estado comercializaram seus produtos como biojoias, marchetaria, cestaria. Todos são do Programa do Artesanato Amazonense e essa é a primeira vez que o artesanato participa do evento.
Quem é Waldez Góes
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional é técnico agrícola e funcionário público de carreira como extensionista rural. Governador do Amapá por quatro mandatos, começou na vida política em 1989, quando se filiou ao PDT.