30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Ministro do STJ, amazonense Mauro Campbell é sabatinado nesta quarta (19) no Senado para assumir corregedoria do CNJ

Publicado em:

- Anúncio -

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o amazonense Mauro Campbell, passará por sabatina, nesta quarta-feira (19/6), diante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele foi indicado para assumir o cargo de Corregedor Nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2024/2026.

Campbell, além de ser ministro do STJ, exerce atualmente a direção da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados e é membro da Academia Brasileira de Direito Tributário. Sua trajetória inclui uma vasta experiência no campo jurídico e político.

A função de Corregedor Nacional de Justiça concede poderes significativos, incluindo a capacidade de afastar membros do Judiciário. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou um relatório favorável à indicação de Campbell, que será votado pelo Plenário do Senado após a sabatina.

Conheça Mauro Campbell

Mauro Campbell possui uma longa história de serviço público. Graduado em ciências jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, em 1985, ele também atuou como professor do curso de direito da Universidade Nilton Lins, em Manaus, nos anos de 1997 e 1998.

Sua carreira no Ministério Público do Estado do Amazonas começou em 1987, ocupando o cargo de Promotor de Justiça, até sua renúncia ao terceiro mandato como Procurador-Geral de Justiça em 2008, para ingressar na magistratura como Ministro do STJ, posição que mantém até os dias atuais.

Além disso, Campbell teve uma participação significativa no Poder Executivo do Amazonas, exercendo diversos cargos entre 1991 e 1995, incluindo Secretário de Estado de Justiça, Secretário de Estado de Segurança Pública, Secretário de Estado de Segurança Pública, Justiça e Cidadania, e Secretário de Estado de Controle Interno, Ética e Transparência.

Entre 2018 e 2022, desempenhou funções importantes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo ministro substituto e efetivo, além de presidir a comissão de juristas responsável pela elaboração de anteprojeto de reforma da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429, de 1992), instituída pela Câmara dos Deputados em 2018.

Atualmente, além de suas responsabilidades como ministro do STJ e indicado para Corregedor Nacional de Justiça, Mauro Campbell continua como diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira e membro da Academia Brasileira de Direito Tributário.


Saiba mais:

Omar Aziz discute com Lula medidas contra estiagem e impactos das obras do Porto da Manaus Moderna e BR-319

Marcelo Ramos rejeita rótulo de esquerdista e afirma estar “construindo uma esquerda moderna”


Omar Aziz e Marcelo Ramos participam da cerimônia

Em seu Instagram, o ex-deputado Marcelo Ramos (PT) fez uma publicação ao lado do senador Omar Aziz (PSD), anunciando sua participação no evento, em apoio a Mauro Campbell.

“Comecei o dia hoje no Senado Federal, em Brasília, acompanhando a sabatina do ministro Mauro Campbell, do STJ, que vai assumir a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, escreveu Marcelo.

Ramos ainda elogiou a trajetória de Campbell.

“Mauro é um amigo e um exemplo para os homens públicos do nosso Estado. Me sinto grato por acompanhar esse momento e aprender um pouco mais sobre direito, política e Brasil”, completou.

*com informações de Agência Senado

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no X

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -