As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Ministério da Cultura lança conjunto de diretrizes para economia criativa do país

Ministério da Cultura lança conjunto de diretrizes para economia criativa do país

Diretrizes do programa Brasil Criativo ajudarão na implementação da Política Nacional de Economia Criativa (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Ministério da Cultura (Minc) lançou nesta quarta-feira (07/08), no Rio de Janeiro, o programa Brasil Criativo, um conjunto de diretrizes que servirão de referência para a implementação da Política Nacional de Economia Criativa. Segundo a pasta, o objetivo é contribuir para a consolidação da economia criativa como estratégia de desenvolvimento social, econômico e cultural do país.

O evento contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que destacou a importância de ter uma agenda efetiva que oriente os programas, projetos e ações concretas voltadas para a dimensão da criatividade e da cultura.

No total, são quinze diretrizes que orientam a política de Economia Criativa e passam por divulgação de estudos, formação de gestores e empreendedores, ampliação de investimento, promoção da diversidade e inclusão produtiva.

“Com essas diretrizes você ajuda o setor a se qualificar, você fomenta de forma mais direta o produtor e todas as atividades da indústria criativa, como o audiovisual, os direitos autorais, o artesanato brasileiro. Isso tudo é uma força de trabalho que move o PIB nacional. Por isso, precisamos criar conceitos que venham a auxiliar o desenvolvimento e o fortalecimento dessa indústria”, disse a ministra.


Leia mais:

Festival de Parintins: produção e utilização de adereços regionais aquece economia criativa

“Passo a Paço 2022” movimenta e impulsiona economia criativa


Durante o evento, também foi anunciado que Cláudia Sousa Leitão voltará a liderar a Secretaria da Economia Criativa do MinC. Ela já havia ocupado o cargo entre 2011 e 2013. Cláudia é mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne.

*Com informações da Agência Brasil