Maués avança para se tornar a capital nacional do guaraná

(Foto: Clóvis Miranda/Divulgação)
A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou o projeto de lei que concede ao município de Maués (AM) o título de Capital Nacional do Guaraná. A proposta (PL 2.913/2022), de autoria do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), recebeu parecer favorável do senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Maués (distante a 267 quilômetros de Manaus) já é conhecida como a “Terra do Guaraná” e concentra grande parte da produção brasileira do fruto. O município também realiza, todos os anos, a tradicional Festa do Guaraná, que reúne manifestações culturais e celebra lendas ligadas ao cultivo.
O relator da proposta, senador Plínio Valério, ressaltou a importância simbólica e econômica do reconhecimento, para ele, a medida deve ampliar a visibilidade do guaraná no Brasil e no exterior, abrindo novos mercados e estimulando a economia local.
“Maués é o berço do guaraná. Este título reforça o orgulho da população e ajuda a preservar as tradições culturais relacionadas ao fruto. O reconhecimento pode abrir novos mercados e ampliar as oportunidades de exportação”, afirmou.
Saiba mais:
CMM recebe parecer favorável do TCE-AM sobre contas da Prefeitura de Manaus em 2021
Justiça do AM confirma cobrança de água por unidade em condomínios; entenda
O texto foi aprovado na última terça-feira, 2/9, se não houver recurso para votação em Plenário, seguirá para sanção presidencial.
*Com informações da Agência Senado.
