Macron elogia Lula após presidente ser citado em discurso de Trump na ONU

(Foto: reprodução)
Após ser citado no discurso presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (23/9), também foi elogiado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, que chamou o petista de “guerreiro”.
Um vídeo publicado nas redes sociais, nesta quarta-feira (24/9), mostrou Lula e Macron em clima de proximidade. Os dois trocaram abraços, apertos de mão e caminharam de braços dados. Antes do discurso do brasileiro, Macron desejou boa sorte ao aliado.
Saiba mais:
- Sinésio Campos e Delegado Péricles divergem sobre discurso de Lula na ONU
- Eduardo Bolsonaro diz que Trump foi estratégico ao elogiar Lula na ONU
A boa relação entre Lula e Macron tem sido demonstrada em diversos encontros. Em junho deste ano, durante visita à França, os dois presidentes posaram para fotos em frente à Torre Eiffel.
Uma das imagens foi utilizada até pela embaixada francesa no Brasil em comemoração ao Dia dos Namorados, acompanhada da frase: “O amor não tem fronteiras”.

Os discursos de Trump e Lula
Durante sua fala na ONU, Trump surpreendeu ao declarar que teve “uma química excelente” ao encontrar Lula. Apesar do tom amistoso, o petista usou seu discurso para criticar “sanções arbitrárias” – referência direta à política externa do republicano.
Lula também cobrou Israel pelo que classificou como “genocídio em Gaza” e voltou a defender a criação de um Estado Palestino. Como de costume, o Brasil abriu a sessão de discursos, seguido pelos Estados Unidos.
