As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Lula se reuniu com Vorcaro em dezembro de 2024; reunião não consta na agenda oficial do presidente

A reunião foi articulada pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega
26/01/26 às 15:59h
Lula se reuniu com Vorcaro em dezembro de 2024; reunião não consta na agenda oficial do presidente

(Foto: reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, fora da agenda oficial, com o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, em dezembro de 2024. O encontro também contou com a presença de Gabriel Galípolo, então indicado para a presidência do Banco Central. A informação foi revelada pelo portal Metrópoles e confirmada pela CNN.

Segundo apuração da emissora, Vorcaro apresentou ao presidente questões relacionadas ao funcionamento do banco. Lula, por sua vez, teria afirmado que os pontos levantados tinham caráter técnico e deveriam ser tratados diretamente com o Banco Central, órgão responsável pela supervisão do sistema financeiro.

A reunião foi articulada pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que solicitou audiência com o chefe do gabinete pessoal da Presidência, Marco Aurélio Marcola. Mantega compareceu acompanhado de Vorcaro e do então CEO do Banco Master, Augusto Lima. Após o despacho inicial, o grupo teve uma conversa direta com o presidente.


Leia mais

STF pode devolver inquéritos do caso do Banco Master à primeira instância para reduzir desgastes a imagem da Suprema Corte

Presidente do STF, Edson Fachin, defende atuação de Dias Toffoli no caso do Banco Master


Meses depois, em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, após uma tentativa frustrada de venda de parte da instituição ao Banco de Brasília (BRB). No mesmo período, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o banco.

Na última sexta-feira (23/1), durante evento em Maceió (AL), Lula fez críticas públicas a defensores de Vorcaro. “E tem gente que defende, porque está cheio de gente a quem falta um pouco de vergonha na cara”, afirmou o presidente.

Até o fechamento desta matéria o Palácio do Planalto não esclarecu por que o encontro não constou na agenda oficial do presidente.

*Com informações da CNN Brasil.