No sábado (17/8), o presidente Lula recebeu 35 dirigentes da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) na Granja do Torto, em Brasília. Foi o primeiro encontro de Lula com dirigentes do MST em seu terceiro mandato.
O PT e o MST são aliados históricos, mas nos últimos tempos a relação teve atritos. O encontro começou por volta de 10h e foi até as 15h. Não foi permitida a entrada de celulares.
Leia mais:
Lula prometeu criar um grupo do governo para atender às demandas do movimento de acelerar a reforma agrária. Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, anunciaram que o governo federal se comprometeu a realizar um novo encontro, dentro de um mês, para criar um grupo de trabalho para avaliar e dar andamento às demandas do MST.
O grupo cobra medidas para conseguir assentar 65 mil famílias em todo o país e também para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul, onde o MST produz arroz.
Após a reunião, o coordenador do movimento, João Paulo Rodrigues, disse a imprensa que celebra o diálogo com o governo. Ele afirmou:
“O MST sai satisfeito da reunião, encontramos um presidente animado, um presiddente que reafirmou o compromisso com a reforma agraria e um presidente que disse que se tiver um problema nos ministérios, com qualquer um dos ministros, me procura que darei todo o apoio para que o acampamento esteja bonito, com produção agroecológica”.
Com informações de UOL.