O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao hospital Sírio-Libanês em Brasília às 8h desta sexta-feira (29). Ele passa hoje por cirurgia no quadril para corrigir uma artrose.
O Palácio do Planalto não informou o horário exato da operação e a duração da cirurgia. As informações serão passadas em uma coletiva de imprensa no fim da tarde. O presidente sofre com dores há meses e já passou por dois procedimentos em julho para diminuir o problema, uma infiltração e uma denervação.
Leia mais:
Senado aprova marco temporal das terras indígenas, mas Lula diz que vai vetar
Lula e Biden se reúnem em Nova York e lançam plano pró-trabalhadores
Ao comentar a cirurgia na terça, 26, com a imprensa, o presidente disse estar otimista com a cirurgia e disse que as pessoas “não vão vê-lo com andador”. Ele disse:
“Eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento, é fundamental. Então, eu vou me cuidar com muito carinho. Estou muito otimista.
O Stuckert [Fotógrafo especial do presidente e secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual do governo] não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘Não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta. Vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado”.
Após o procedimento, Lula deverá trabalhar no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência da República – por pelo menos três semanas. O presidente também deverá ficar por um período entre quatro e seis semanas sem poder fazer viagens.