Lula diz que não vai ligar para Trump para discutir tarifas: “Não vou me humilhar”

Presidente Lula (PT) em entrevista nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/Reuters).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não ligou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “porque ele não quer telefonema”. Lula fez a declaração em entrevista à agência de notícias Reuters veiculada nesta quarta-feira (6/8).
“Eu não tenho por que ligar para o presidente Trump porque, nas cartas que ele mandou e nas decisões, ele não fala em nenhum momento em negociação. O que ele faz é novas ameaças.
Pode ter certeza de uma coisa: o dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar”.
Lula diz que não vai ligar para Trump para discutir tarifas: “Não vou me humilhar” pic.twitter.com/KeOafWy1kY
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 6, 2025
Lula também comentou que não tem interesse em estabelecer uma tarifa recíproca contra produtos americanos entrando no Brasil. Ele declarou:
“Eu poderia anunciar uma taxação contra produtos americanos. [Mas] não vou fazer, porque não quero ter o mesmo comportamento dele [referindo-se a Trump]. Eu quero mostrar que quando um não quer, dois não brigam. E eu não quero brigar com os Estados Unidos”.
Ele continuou:
“Se os Estados Unidos não querem comprar, nós vamos procurar outro para vender; se a China não quiser comprar, nós vamos procurar outro para vender. Se qualquer país que não quiser comprar, a gente não vai ficar chorando que não quer comprar, nós vamos procurar outros”.
Leia mais:
Lula promete ficar “mais esquerdista e mais socialista” para entregar resultados
Trump eleva tarifa da Índia para 50% por comprar petróleo russo; Brasil também pode entrar na mira
STF e relações com os EUA
Ainda na entrevista, Lula também comentou brevemente o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que foi apontado como Trump para um dos motivos das tarifas comerciais contra o Brasil. O presidente disse:
“A Suprema Corte nossa não está dando a mínima para o que fala o Trump”.
Lula também afirmou que não há nada “inventado” no processo que coloca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros no banco dos réus por integrarem suposto plano de golpe contra o resultado da eleição de 2022. Ele também acrescentou que Bolsonaro deveria enfrentar outro julgamento por provocar a intervenção de Trump, chamando o ex-presidente de “traidor da pátria”.
*Com informações de CNN Brasil e UOL.
