Na noite de segunda-feira (06/01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para a atriz Fernanda Torres para parabenizá-la pela conquista do Globo de Ouro na categoria “Melhor Atriz em Filme de Drama”.
Durante a conversa, Lula aproveitou a ocasião para promover o ato organizado pelo governo em memória ao 8 de janeiro de 2023. O presidente destacou que a vitória da atriz brasileira não poderia ter ocorrido em momento mais simbólico.
Fernanda Torres foi premiada por sua atuação como Eunice Paiva (1929-2018), esposa de Rubens Paiva (1929-1971), deputado cassado e morto durante a ditadura cívico-militar brasileira, no longa-metragem “Ainda Estou Aqui”. O filme foi dirigido pelo cineasta Walter Salles e é baseado na obra do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice Paiva.
“O Brasil merecia isso. E sobretudo isso acontecer para você faltando 2 dias para a gente fazer o ato em defesa da democracia […] Quero ver se a gente consegue transformar 2025 em um ano defesa da democracia, contra a extrema-direita e contra os fascistas”, declarou o presidente Lula durante a chamada. O vídeo da conversa foi compartilhado nas redes sociais do presidente e da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
O ato em memória do 8 de janeiro de 2023, data marcada pela invasão e depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) por extremistas, será realizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta quarta-feira (08/01), a partir das 11h. O evento tem como objetivo reforçar a importância da democracia e repudiar os ataques realizados por grupos antidemocráticos.
Em sua conta no X (antigo Twitter), Lula escreveu:
“Eu e a Janja parabenizamos essa grande artista mais uma vez. O país inteiro vibrou. Somos filhos de um Brasil que vale a pena, Fernanda.”
Veja o momento da ligação:
Não podia ter momento melhor para o Brasil levar o Globo de Ouro pela atuação da Fernanda Torres, dois dias antes do ato em defesa da democracia. Eu e a Janja parabenizamos essa grande artista mais uma vez. O país inteiro vibrou. Somos filhos de um Brasil que vale a pena,… pic.twitter.com/Mce6ohDqoy
— Lula (@LulaOficial) January 7, 2025
Saiba mais:
- Famosos comemoram prêmio de Fernanda Torres no Globo de Ouro
- Lula parabeniza Fernanda Torres por Globo de Ouro: “Orgulho do Brasil”
Vitória histórica de Fernanda Torres
Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, neste domingo (5/1), com o filme “Ainda estou aqui”. Esta é a primeira vitória do Brasil nessa categoria. Fernanda concorreu grandes nomes como Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
Veja momento em que a vitória dela é anunciada:
FERNANDA TORRES VENCEU O GLOBO DE OURO NA CATEGORIA ‘Melhor Atriz em Filme de Drama’. #GloboDeOuro #GoldenGlobes pic.twitter.com/ooogrDT7FU
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 6, 2025
Ao receber o prêmio das mãos da atriz Viola Davis, Fernanda dedicou a vitória à mãe, Fernanda Montenegro, que também atua em “Ainda Estou Aqui”:
“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.”
Veja o discurso completo:
THE MOTHER!!! ✨
Fernanda Torres fez história no Globo de Ouro. Neste domingo (5/1), a intérprete de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em filme de drama.
Em seu discurso de agradecimento, Fernanda exaltou a sua… pic.twitter.com/wywhc3SWIO— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 6, 2025
Desde 1999 o Brasil não era premiado no Globo de Ouro. O última vitória do país foi em 98, quando “Central do Brasil” venceu como melhor filme em língua estrangeira. O longa protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, marcou toda uma geração de atores.