As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Lula diz que Janja teve agenda intensa em Nova York: “Mais que a minha”

Janja chegou a Nova York no dia 17 de setembro, três dias antes de Lula
Lula diz que Janja teve agenda intensa em Nova York: “Mais que a minha”

(Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa quarta-feira (24/9) que a primeira-dama Janja Lula da Silva cumpriu uma agenda “mais intensa” do que a dele em Nova York. O petista esteve na cidade norte-americana para a abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e para reuniões sobre democracia, clima e a questão palestina.

Janja chegou a Nova York no dia 17 de setembro, três dias antes de Lula, em sua função de enviada especial para mulheres da COP30. Durante a semana, participou de compromissos ligados a pautas sociais, climáticas e de direitos humanos.

“Não sei quantas vezes as mulheres viajaram com o marido para ser só o papel de primeira-dama. Janja veio para cá para fazer uma agenda, acho que mais intensa que a minha”, declarou o presidente.

Veja a declaração:


Agenda de Janja em NY

Na quinta-feira (18/9), Janja esteve em uma reunião sobre transversalização da conexão gênero-clima para a COP30. Na sexta (19/9), participou do evento Balanço Ético Global – América do Norte. Já na segunda-feira (22/9), esteve em conferência sobre a solução pacífica da Palestina, no Women Rise for All Lunch, e em reuniões com Denise Dora (Direitos Humanos) e Jurema Werneck (Igualdade Racial), além de um jantar com enviados especiais da COP30.

Na terça-feira (23/9), acompanhou a abertura da Assembleia Geral, participou de discussões sobre o Fundo de Florestas Tropicais e sobre merenda escolar regenerativa. Por fim, na quarta-feira (24/9), marcou presença em café da manhã ministerial sobre nutrição, em reunião em defesa da democracia e na homenagem ao ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.