As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta (30)

Cirurgia de catarata é considerada procedimento de baixa complexidade; entenda porque doença ocorre
29/01/26 às 13:51h
Lula faz exames e passará por cirurgia de catarata nesta sexta (30)

(Foto: reprodução)

Na manhã desta quinta-feira (29/1), o presidente Lula fez exames para passar por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo amanhã (30).

O procedimento será realizado de manhã no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. A cirurgia é considerada de baixa complexidade, e Lula deverá ser liberado no mesmo dia. Segundo o Planalto, o presidente está bem. Hoje à tarde, ele despacha na Granja do Torto.

Lula já passou por este procedimento em 2020. Em agosto daquele ano, durante a pandemia de Covid-19, ele foi operado em São Paulo e também foi liberado no mesmo dia.

A cirurgia não estava prevista. Inicialmente, o presidente iria visitar um território quilombola em Cavalcante (GO), a cerca de 300 km de Brasília, mas a agenda foi cancelada no início da semana.


Leia mais:

Lula se reuniu com Vorcaro em dezembro de 2024; reunião não consta na agenda oficial do presidente

Lula conversa por telefone com Trump sobre Conselho da Paz e ida a Washington


O que é catarata?

A catarata ocorre quando o cristalino, lente natural do olho, perde a transparência e compromete a visão. A doença é a principal causa de cegueira tratável no mundo.

O envelhecimento é a causa mais comum da catarata, mas fatores como diabetes, traumas, uso prolongado de corticoides e histórico familiar também aumentam o risco.

Os principais sintomas incluem visão embaçada, dificuldade para enxergar à noite, sensibilidade à luz e alteração na percepção das cores. O diagnóstico é feito por um oftalmologista, que avalia a perda da transparência do cristalino.

A única forma de tratamento é a cirurgia para remover o cristalino opaco e implantar uma lente intraocular. O procedimento é considerado seguro, rápido e com alta taxa de sucesso. Após a cirurgia, muitos pacientes deixam de usar óculos para longe e perto, dependendo do tipo de lente escolhida.

*Com informações de UOL