32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Lula deseja que Brasil desenvolva submarino nuclear com ajuda da França

Publicado em:

- Anúncio -

Na quarta-feira (27/03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que deseja fortalecer a parceria tecnológica com a França para o Brasil desenvolver um submarino com tecnologia nuclear. Mas o petista disse que a intenção é garantir a paz.

A declaração de Lula ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, ocorreu durante a cerimônia de lançamento do submarino Tonelero, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ).

“Queremos ter conhecimento para garantir a todos os países que querem paz que saibam que o Brasil estará ao lado de todos porque a guerra não constrói, a guerra destrói. O que constrói é desenvolvimento, conhecimento científico e tecnológico e é nessa área que queremos fortalecer nossa parceria com o povo francês”, disse Lula.

O Tonelero é o 3º submarino brasileiro a propulsão convencional e integra o Programa de Desenvolvimento dos Submarinos, o ProSub, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a França.


Saiba mais: 

Em Belém, Macron visita comunidade ribeirinha e anuncia R$ 1 bilhão de euros para bioeconomia

Em visita ao Brasil, Macron deve discutir expansão da energia nuclear


A parceria foi firmada em 2008, com orçamento de cerca de R$ 40 bilhões. A previsão inicial era de que o Tonelero entrasse em operação em 2020.

Pelo programa, devem ser construídos 5 submarinos no Brasil, 4 convencionais e 1 a propulsão nuclear. Do total, 3 já estão em operação.

Um dos principais pontos do Prosub é justamente a transferência de tecnologia francesa para a construção de embarcações nacionais, mas o Brasil ainda cobra mais cooperação em relação à tecnologia nuclear.

“Queremos começar uma nova página, graças à nossa intimidade diplomática, graças à força dos nossos vínculos militares, para produzirmos, juntos, de maneira respeitosa e equilibrada, tal como fizemos aqui, queremos realizar, mais ainda […] E, quem sabe, para celebrar o submarino de propulsão nuclear que vocês terão construído no quadro rigoroso internacional jurídico”, disse o presidente da França.

Fim da agenda

Após passar por Belém (PA), Rio de Janeiro e São Paulo, o presidente da França, Emmanuel Macron, desembarca nesta quinta-feira (28/03) em Brasília para os últimos compromissos com o presidente Lula.

No roteiro, os presidentes francês e brasileiro terão revista às tropas na Praça dos Três Poderes, reunião bilateral, declaração à imprensa e almoço oferecido pelo petista e pela primeira-dama Janja, no Palácio do Itamaraty.

Confira o roteiro da visita de Macron à Brasília:

11h30 – cerimônia oficial de chegada em Brasília;
12h – reunião bilateral com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva;
13h – cerimônia de assinatura de ato;
13h10 – cerimônia de imposição de condecoração;
14h – almoço oferecido por Lula e Janja Lula da Silva;
16h15 – encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

*Com informações do Poder 360

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -