As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Lula deseja que Brasil desenvolva submarino nuclear com ajuda da França

Lula deseja que Brasil desenvolva submarino nuclear com ajuda da França

Presidente cobrou Emmanuel Macron sobre transferência de tecnologia no lançamento do submarino Tonelero (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Na quarta-feira (27/03), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que deseja fortalecer a parceria tecnológica com a França para o Brasil desenvolver um submarino com tecnologia nuclear. Mas o petista disse que a intenção é garantir a paz.

A declaração de Lula ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, ocorreu durante a cerimônia de lançamento do submarino Tonelero, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ).

“Queremos ter conhecimento para garantir a todos os países que querem paz que saibam que o Brasil estará ao lado de todos porque a guerra não constrói, a guerra destrói. O que constrói é desenvolvimento, conhecimento científico e tecnológico e é nessa área que queremos fortalecer nossa parceria com o povo francês”, disse Lula.

O Tonelero é o 3º submarino brasileiro a propulsão convencional e integra o Programa de Desenvolvimento dos Submarinos, o ProSub, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a França.


Saiba mais: 

Em Belém, Macron visita comunidade ribeirinha e anuncia R$ 1 bilhão de euros para bioeconomia

Em visita ao Brasil, Macron deve discutir expansão da energia nuclear


A parceria foi firmada em 2008, com orçamento de cerca de R$ 40 bilhões. A previsão inicial era de que o Tonelero entrasse em operação em 2020.

Pelo programa, devem ser construídos 5 submarinos no Brasil, 4 convencionais e 1 a propulsão nuclear. Do total, 3 já estão em operação.

Um dos principais pontos do Prosub é justamente a transferência de tecnologia francesa para a construção de embarcações nacionais, mas o Brasil ainda cobra mais cooperação em relação à tecnologia nuclear.

“Queremos começar uma nova página, graças à nossa intimidade diplomática, graças à força dos nossos vínculos militares, para produzirmos, juntos, de maneira respeitosa e equilibrada, tal como fizemos aqui, queremos realizar, mais ainda […] E, quem sabe, para celebrar o submarino de propulsão nuclear que vocês terão construído no quadro rigoroso internacional jurídico”, disse o presidente da França.

Fim da agenda

Após passar por Belém (PA), Rio de Janeiro e São Paulo, o presidente da França, Emmanuel Macron, desembarca nesta quinta-feira (28/03) em Brasília para os últimos compromissos com o presidente Lula.

No roteiro, os presidentes francês e brasileiro terão revista às tropas na Praça dos Três Poderes, reunião bilateral, declaração à imprensa e almoço oferecido pelo petista e pela primeira-dama Janja, no Palácio do Itamaraty.

Confira o roteiro da visita de Macron à Brasília:

11h30 – cerimônia oficial de chegada em Brasília;
12h – reunião bilateral com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva;
13h – cerimônia de assinatura de ato;
13h10 – cerimônia de imposição de condecoração;
14h – almoço oferecido por Lula e Janja Lula da Silva;
16h15 – encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

*Com informações do Poder 360