Em post no X (antigo Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que conversou com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e disse que pediu pelo estabelecimento de um corredor humanitário para possibilitar a saída de civis do país.
No post, Lula pede pelo corredor “para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança“.
Veja a postagem abaixo:
Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das… pic.twitter.com/QvsS3XihfU
— Lula (@LulaOficial) October 12, 2023
Leia mais:
Whindersson questiona Lula no X sobre Manaus
Lula se reúne com ministros para discutir chuva e seca em SC e no AM
Ainda no post, é possível ver a primeira foto oficial de Lula desde a cirurgia no quadril a que ele se submeteu, no final de setembro.
Desde o início dos conflitos, voos da FAB (Força Aérea Brasileira) e da Presidência da República resgataram mais de 500 brasileiros que estavam em Israel.
Porém, o Ministério das Relações Exteriores informou que pelo menos 2.700 pessoas apresentaram pedido para deixar Israel e a Palestina desde que os conflitos recentes começaram.
Também de acordo com o ministério, pelo menos 20 brasileiros em Gaza pediram para deixar a região. Em nota, o Itamaraty disse ter contratado veículos para que os brasileiros possam ser levados até a fronteira com o Egito. O corredor humanitário proposto por Lula possibilitaria que as pessoas deixassem as regiões de conflito até o Egito com a garantia de não serem atingidas.