28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

EXCLUSIVO: Luiz Castro pode disputar vaga na CMM em 2024 e indica Tuyuka para Prefeitura de Manaus

Publicado em:

- Anúncio -

A agenda de compromissos relacionada à consultorias sobre saúde, meio ambiente e políticas públicas, mais a falta de recursos foram os principais motivos para que o ex-deputado Luiz Castro (PDT) chegasse à decisão de não colocar seu nome para disputar a Prefeitura de Manaus em 2024. No lugar dele, a pré-candidatura do PDT será defendida pelo médico indígena Israel Tuyuka.

As informações foram dadas, com exclusividade, ao Onda Digital nesta quarta-feira (20/12). Hoje, o ex-deputado preside o PDT no Amazonas.

Castro destacou que a fase de pré-campanha é “muito mais difícil”, principalmente pela limitação de verba, onde tem que atuar, mobilizar e fazer contatos.

“Para a campanha, que também não é de todo fácil, existem os fundos que ajudam financeiramente”, disse.

O ex-deputado disse que houve reuniões com a Executiva do partido, lideranças e movimentos. Nelas, ele explicou o motivo de não puder viabilizar seu nome e que, em todas, o nome de Tuyuka foi bem aceito.

Câmara mais forte

A decisão sobre concorrer, ou não, à uma das 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM) deve acontecer até o início de janeiro, segundo Luiz Castro. No entanto, ele adiantou que a possibilidade é bem real.

O ex-deputado disse que para esta disputa, além de conseguir adequar seu tempo livre para a campanha, há a facilidade de trabalhar com o “cidadão do voto consciente, sem aquele toma lá, dá cá”.

Luiz Castro aproveitou para dizer que, caso dispute e chegue à CMM, pretende levar para a casa legislativa pautas que eram permanentes no seu mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam): tecnologia, biotecnologia, meio ambiente e causas da infância.

“Temos que ter interlocução com os temas e não depender que estes assuntos sejam pautas apenas do prefeito. Precisamos voltar a colocar na Câmara nomes forte com representações temáticas. O vereador de bairro é importante, mas assim o é o vereador transversal”, ressaltou Castro, lamentando que, hoje, o Amazonas não possa contar com nomes como Serafim Corrêa, Marcelo Ramos e José Ricardo.


Leia Mais:

“Somos a única força política independente no Amazonas”, afirma Luiz Castro

Amazonas registra oito candidatos a governador nas eleições deste ano


 

Tuyuka para prefeito

Tuyuka deve ter o nome oficializado para as eleições municipais entre julho e agosto de 2024, período que devem ocorrer as convenções partidárias.

Luiz Castro disse que o PDT viu em Tuyuka “pensamento, preparo e forma de atuar”, destacando que a vivência ancestral aliada ao profissionalismo serão diferenciais do, agora, pré-candidato do PDT.

“Ele é formado em filosofia, matemática e medicina. É um homem de caráter, valores e princípios e que vai ganhar bastante densidade eleitoral nesta caminhada. Precisávamos buscar no partido alguém que pudesser ser o campo da centro-esquerda”, explicou.

Tuyuka disputou a última eleição para o Governo do Estado pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), no qual teve 21.229 votos, ficando em 6º lugar. Em agosto deste ano se filou ao PDT.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
- Anúncio -