A Justiça do Amazonas determinou, na noite dessa quarta-feira (03/07), a suspensão dos shows dos artistas Manu Bahtidão e Nadson Ferinha, que estavam programados para a XIX Festa do Cacau em Urucurituba, prevista para acontecer entre os dias 10 e 13 de julho.
A decisão judicial resultou de uma ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso, que apresentou evidências substanciais da precariedade das condições de vida em Urucurituba.
O MPAM documentou situações críticas, como a falta de merenda nas escolas, ruas esburacadas e a escassez de medicamentos essenciais em unidades básicas de saúde. Segundo Barroso, o custo de R$ 640 mil para os shows era “excessivo e injustificável” diante das necessidades básicas da população local.
Saiba mais:
- Presidente Lula anula ato de Jair Bolsonaro e reabre comissão que investiga mortes e desaparecidos na ditadura
- Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal em inquéritos das joias e das vacinas
Detalhes da decisão judicial
O juiz Eduardo Alves Walker determinou que a Prefeitura de Urucurituba e as empresas contratadas, M A Produções de Eventos Ltda. e N F Shows e Representações Ltda., suspendam imediatamente os shows.
Além disso, a decisão estabelece uma multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento e exige a devolução dos valores já pagos com uma multa adicional de 50% sobre o valor contratado.
A Justiça também autorizou o uso de força policial, se necessário, para garantir o cumprimento da ordem, incluindo a apreensão de equipamentos musicais.