O Subsecretário Municipal de Habitação Junior Nunes pontuou que ainda neste ano novas moradias serão entregues e programas vão seguir assistindo famílias que vivem em situação de risco. Dentre as ações que serão contempladas estão a Minha Casa, Minha Vida, com entregas de unidades habitacionais, e a Casa Manauara, cuja meta é reformar 4 mil casas, garantindo melhores condições de moradia para famílias de baixa renda.
“O programa Casa Manauara, a gente busca as casas que precisam de reforma e precisam ser revitalizadas. (…) E hoje, está sendo trabalhado esse programa no Rio Piorini e no bairro Morro da Liberdade, mas em breve vai chegar nos demais bairros periféricos da nossa cidade”, explicou.
Nunes antecipou que, em 2025, vão ser entregues 576 moradias no programa “Minha Casa, Minha Vida”. “Acredito que vai ser ainda na virada do primeiro para o segundo semestre do ano”, anunciou o subsecretário.
A declaração aconteceu durante entrevista ao vivo no Programa Onda do Povo, da Rede Onda Digital, na manhã desta quarta-feira (22/4). À ocasião, o subsecretário conversou com o apresentador Ferraz, no estúdio, e com a jornalista Ana Flávia Oliveira, da redação do portal.
Saiba mais:
Análise: a direita mostra união e alinhamento em torno de Alberto Neto
Em Brasília, Alberto Neto declara apoio a pré-candidata Maria do Carmo ao Governo do Amazonas

O subsecretário ainda analisou como a capital amazonense necessitava de uma pasta que cumprisse o objetivo de minimizar o déficit habitacional e trazer políticas habitacionais eficazes para garantir moradia digna à população manauara. Com essa razão, foi criada a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), em 2023.
“Manaus era uma cidade que não tinha uma Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, foi criada na gestão do prefeito David Almeida, e as prefeituras nunca tiveram essa preocupação. Ela (Manaus) cresceu de forma desordenada, todo ano surge um novo bairro oriundo de ocupações irregulares por conta da falta de programas habitacionais, falta de moradia (..) e acaba ferindo quem precisa de verdade, e aí com a criação da Semhaf”, frisou Nunes.
Ao ser questionado sobre como a secretaria está lidando com a questão da moradia em áreas de risco, o subsecretário explicou que pessoas que moram em áreas consideradas de risco, têm preferências nas assistências e programas.
“As pessoas que moram em área de risco, elas têm prioridade na nossa secretaria e elas não podem participar do programa de reforma das casas, é um dos critérios, a gente está indo nas comunidades nas casas que não estão em área de risco para reformar e dar a segurança para essas pessoas. Quem está em área de risco eu acredito que a prefeitura tem que remover e buscar outras soluções, tem muita gente na nossa cidade no aluguel social, porque já foi retirada pela defesa civil dessas áreas de risco”, pontuou o subsecretário.
Assista o vídeo:
“Pessoas que moram em área de risco tem prioridade na nossa secretaria”, pontua Junior Nunes subsecretário de Habitação pic.twitter.com/Qk1pbRDyn6
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 23, 2025