As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Janja revela que já pensou em deixar Brasília após ataques nas redes

Segundo ela, os momentos de maior fragilidade emocional ocorreram no segundo semestre de 2024
Janja revela que já pensou em deixar Brasília após ataques nas redes

(Foto: Sérgio Lima/Poder360)

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, concedeu entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, divulgada neste sábado (13/9), na qual revelou ter cogitado deixar Brasília e retornar a São Paulo devido às críticas recebidas por sua atuação política.

Segundo ela, os momentos de maior fragilidade emocional ocorreram no segundo semestre de 2024, logo após sua viagem à China e também após manifestações públicas sobre o conflito em Gaza.

“Teve um momento em que eu quis pegar a minha bolsa e as minhas cachorras e sair, voltar para a minha casa”, afirmou.

Janja destacou que os ataques, especialmente nas redes sociais, pesaram em sua decisão e acredita que outras primeiras-damas também tenham passado por experiências semelhantes.


Saiba mais:


Durante encontro oficial com o presidente chinês Xi Jinping, em maio de 2025, a primeira-dama comentou sobre o algoritmo do TikTok, em uma fala não esperada no momento. Ela alertou para possíveis efeitos da plataforma no debate político brasileiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu marido, teria se irritado com o vazamento das informações à imprensa. Lula afirmou que a pergunta inicial foi dirigida a ele e que Janja apenas pediu a palavra para acrescentar uma consideração.

Na entrevista, Janja denunciou episódios de machismo e misoginia após o caso.

“Eu nunca entrei na caixinha [do papel de primeira-dama]. Toda hora querem me empurrar para dentro da caixinha. E eu sempre digo: ‘ali, não. Não vou entrar nessa caixinha’”, declarou.

O vídeo da entrevista, conduzida pela jornalista Mônica Bergamo, foi gravado no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Michelle Bolsonaro

Questionada sobre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Janja afirmou não se preocupar com sua figura, mas deixou claro que se sente no direito de proteger Lula de ataques.

“Ele não precisa de proteção. Mas eu não vou deixar ninguém atacar ele, seja homem ou seja mulher. Dependendo do nível de ataque, é óbvio que eu vou me colocar”, concluiu.