A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, tem um encontro marcado com o Papa Francisco nesta quarta-feira (12/02), no Vaticano. A reunião acontece durante sua passagem pela Itália, onde participa da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), em Roma.
O evento conta também com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e acontece até o dia 14 de fevereiro.
Embora não ocupe um cargo oficial no governo, Janja foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar o conselho da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (7), junto com a informação de que os custos da viagem serão pagos pelo governo federal.
Na terça-feira (11/2), Janja participou da abertura do evento e teve reuniões com importantes lideranças internacionais. Entre elas, o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Alvaro Lario, e a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Cindy McCain. O objetivo do encontro é debater estratégias de combate à fome e o desenvolvimento de políticas agrárias sustentáveis.
De acordo com sua agenda oficial, Janja deve retornar ao Brasil nesta quinta-feira (13).
![Primeira-dama Jnaj Lula da Silva](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/03/janja.webp)
Saiba mais:
- “Lulinha, fica!”: Lula afirma ser o presidente que melhor cuidou dos prefeitos
- VÍDEO: Bolsonaro defende mudança na Lei da Ficha Limpa para concorrer à presidência em 2026
Recente polêmicas envolvendo Janja
Neste mês, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar supostas irregularidades relacionadas à transparência em atos da Presidência da República, comandada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A apuração tem como foco a recusa do governo Lula em fornecer informações sobre a primeira-dama Janja da Silva e dos filhos do presidente.
Um dos questionamentos feitos pelo MPF é a omissão da quantidade de assessores à disposição da primeira-dama, Janja da Silva.
Essa falta de transparência tem sido alvo de críticas de organizações que defendem o acesso à informação, como a ONG Fiquem Sabendo, que solicitou os dados e recebeu como resposta que Janja não ocupa cargo público e, portanto, não estaria obrigada a divulgar sua agenda.
Janja tem gabinete no Planalto e sua atuação no governo já foi questionada em diferentes pastas. Ela interfere na gestão da comunicação e se posiciona em indicações de ministros, do Poder Judiciário e até mesmo possui uma agenda própria de despachos.
A organização Transparência Internacional manifestou-se contra a negativa do governo em divulgar informações sobre a agenda e os assessores de Janja da Silva. Para a entidade, a primeira-dama exerce papel relevante no governo, inclusive com gabinete no Planalto e participação ativa em decisões políticas, o que justificaria a obrigatoriedade da divulgação de sua agenda e equipe de apoio.
![A primeira-dama Janja Lula da Silva](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Janja-primeira-dama-png.webp)
Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional Brasil, destacou que “é público e notório que a primeira-dama está exercendo função pública, com intensa agenda de representação governamental e equipe de apoio”. Para ele, a falta de formalização dessa função não pode servir como justificativa para desrespeitar princípios da administração pública, como a publicidade dos atos.