
Oposição quer convocar irmão de Lula para depor na CPMI do INSS
A oposição no Congresso Nacional pretende apresentar um requerimento para convocar José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para prestar depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Frei Chico ocupa atualmente o cargo de vice-presidente do Sindnap (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical), entidade que é investigada sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes contra aposentados e pensionistas, segundo apuração divulgada pela jornalista Julliana Lopes, no CNN Arena.
Apesar da intenção, líderes da oposição destacam que o momento da convocação ainda não está definido. A estratégia é aguardar a coleta de mais evidências e documentos para evitar que a comissão seja usada como palco de disputas políticas sem provas consistentes. Nesse sentido, parlamentares avaliam que uma convocação precipitada de Frei Chico poderia fragilizar os trabalhos da CPMI.

Saiba mais:
- Defesa de Bolsonaro tem até hoje para explicar descumprimento de medidas cautelares
- Saiba quem é Carlos Viana, senador escolhido para presidir a CPMI do INSS
Entre as medidas em discussão, está o pedido de quebras de sigilo e análise de documentos junto a órgãos públicos, que devem embasar a convocação. O entendimento dos membros da comissão é que as investigações devem priorizar as denúncias envolvendo entidades sindicais e possíveis conexões com beneficiários do sistema previdenciário.
A CPMI do INSS foi instalada com o objetivo de apurar irregularidades relacionadas a fraudes no sistema previdenciário brasileiro.

