Possível candidato à Presidência da República, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o PT ainda tem o nome do presidente Lula como consenso para a disputa das próximas eleições presidenciais, em 2026. No entanto, o ministro alertou que o partido precisa começar a se preparar para essa transição, porque o problema “vai se colocar” na eleição seguinte.
Saiba mais:
Lula sanciona LDO 2024 com veto a calendário de emendas
Eleições 2024 pode ter regra contra uso de inteligência artificial
“Acredito que existe consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026. Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute”, afirmou o ministro em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta terça-feira (2/1).
O petista acredita na reeleição do atual presidente, mas fez ressalva para o futuro.
“O Lula foi três vezes presidente. Provavelmente, será uma quarta. Ao mesmo tempo que é um trunfo ter uma figura política dessa estatura por 50 anos à disposição do PT, também é um desafio muito grande pensar o day after. Eu não participo das reuniões internas sobre isso. Mas, excluído 2026, o fato é que a questão vai se colocar. E penso que deveria haver uma certa preocupação com isso”, destacou Haddad.