‘Situações incomparáveis’: Guedes responde a Alfaia e critica “defesa” de Rosinaldo Bual

Rede Onda Digital.
Nesta segunda-feira (20/10), o vereador Rodrigo Guedes (PP) respondeu as declarações do colega de tribuna Eduardo Alfaia (Avante), em relação ao caso do parlamentar Rosinaldo Bual (Agir), alvo de denúncia do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Guedes, foi citado na fala de Alfaia com um exemplo comparativo, e rebateu o parlamentar.
“Sobre a declaração do vereador Eduardo Alfaia de que eu também poderia ser julgado por conta de eu ser réu num processo que ele é o autor, eu faço aqui o pedido para ele: se essa é a questão, bote meu processo aqui também. Abra uma denúncia contra mim e bote no plenário. Ele não pode me usar como exemplo para tentar comparar situações que são totalmente incomparáveis”, rebateu Guedes para a imprensa.
Ainda em sua fala, o parlamentar fez duras críticas à postura do colega e da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ao afirmar que ambos estariam “protegendo” e “blindando” Rosinaldo Bual.
“Primeiramente, é muito claro que não só o vereador Eduardo Alfaia, como a própria Câmara está protegendo o vereador Rosinaldo Bual. Está blindando ali, está, digamos assim, varrendo a sujeira para debaixo do tapete, porque o regimento interno da Câmara Municipal de Manaus e a lei orgânica do município são muito claros no sentido de que o artigo 243 do regimento interno determina que, após a denúncia, a Câmara tem que votar aqui uma abertura de processo. Não é ainda o julgamento”, afirmou.
Saiba mais:
Lula parabeniza novo presidente da Bolívia e destaca “relação de amizade e respeito”
Câmara debate na terça (21) protagonismo indígena na COP30, que será realizada em Belém
Segundo o vereador, a Casa Legislativa ainda não votou o juízo de admissibilidade da denúncia, protocolada no dia 6 de outubro.
“A Câmara precisa aceitar aquela denúncia, ou seja, votar se ela vai continuar, se ela vai ser investigada ou não. Nem esse primeiro passo foi dado aqui na Câmara. É muito estranho esse silêncio dos vereadores, a esmagadora maioria deles”, criticou.
Guedes destacou que o caso envolvendo Rosinaldo Bual é de extrema gravidade, com denúncia do MP, apreensão de milhões de reais e prisão, e não pode ser equiparado a uma ação de calúnia e difamação.
“Ele não pode usar um caso que ele é autor para comparar com um caso que envolve Ministério Público, prisão de vereador, milhões de reais encontrados, denúncia gravíssima. Então, o vereador Eduardo Alfaia está procurando um motivo para justificar o fato de que a Câmara não está cumprindo o seu papel”, disse.
Veja:
O que motivou a resposta?
Nesta manhã, o vereador Eduardo Alfaia (Avante) concedeu entrevista à imprensa, na Casa Legislativa, e ao ser questionado sobre o andamento do caso envolvendo o parlamentar Rosinaldo Bual (Agir), e durante sua fala, afirmou que outros vereadores enfrentam processos judiciais, usando como exemplo o colega de tribuna, vereador Rodrigo Guedes (PP), e que o mesmo critério de avaliação deve ser aplicado a todos, evitando julgamentos seletivos.
