Lula parabeniza novo presidente da Bolívia e destaca “relação de amizade e respeito”

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou, na manhã desta segunda-feira (20/10), uma carta ao presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, parabenizando-o pela vitória no segundo turno das eleições bolivianas, realizado no domingo (19/10).
Em publicação nas redes sociais, Lula destacou o clima de tranquilidade e harmonia que marcou o pleito, afirmando que o resultado reforça “o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região”.
O presidente brasileiro também reiterou a prioridade do governo na manutenção e fortalecimento das relações com o país vizinho. Segundo ele, o Brasil e a Bolívia compartilham não apenas uma extensa fronteira, mas também “uma relação de amizade e respeito”.
Lula afirmou que o novo governo boliviano poderá contar com seu compromisso para seguir trabalhando em benefício das relações bilaterais e da cooperação em temas de interesse mútuo.
“A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, completou.
Veja a publicação:
A troca de mensagens marca o início de um novo ciclo diplomático entre os dois países, reforçando a agenda de integração regional defendida pelo governo brasileiro.
Até a publicação desta matéria, Rodrigo Paz não respondeu publicamente o aceno feito pelo presidente brasileiro.
Eleição
Rodrigo Paz é do Partido Democrata Cristão e foi eleito com 54,5% dos votos, com 91,2% das urnas apuradas. Paz é de centro-direita, tem 58 anos e é filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora (1989-1993)
