
Rodrigo Guedes considera improvável, mas não impossível, que David Almeida seja candidato em 2026
Nesta segunda-feira (25/8), o vereador Rodrigo Guedes (PP) fez uma avaliação sobre o que acredita que possa acontecer, ou não, nas conjunturas que movem esse período pré-eleitoral com cenários bastante aquecidos. Mas, o parlamentar pontuou que não vê, nesse primeiro momento, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sendo um candidato no próximo ano, contrariando as especulações que norteiam os bastidores.
“Olha, eu acho muito difícil, particularmente o prefeito, sair candidato, tá? Eu já tinha falado isso desde o início do ano. Acho muito difícil, só não é impossível, porque na política nada é impossível, né? Ele sabe que a situação política dele não é tão confortável. E você largar uma máquina pública municipal, dois anos e pouco (de mandato). Então, você largar tudo isso pra ir numa aventura, eu acho que ele não sai, é o meu palpite. Se possível, eu salvo aqui essa entrevista e depois eu paro a vez se eu acertei. Mas é por um palpite aqui, tá? Eu acho que ele não sai”, disse Guedes em entrevista ao jornalista Júlio Gadelha, do programa Jogo Limpo, da Rios FM.
Guedes ainda prevê que a decisão do governador Wilson Lima (União Brasil) sobre se candidatar, ou não, é crucial para definir o cenário. Se o governador sair, Tadeu de Souza (Avante) se envolve; caso contrário, Tadeu está fora.
“E aí, acho que a última decisão desse tabuleiro, digamos assim, é a questão do movimento do governador, Wilson Lima. Se ele vai sair pra ser candidato ou se ele vai ficar. Se ele sair pra ser candidato, aí o Tadeu senta na cadeira, ele vira também um ator aí nesse processo. Se não sair, se o Wilson Lima ficar, aí o Tadeu tá fora, né? Claramente, do jogo, digamos assim. E aí. O governador deve ter um candidato ou candidata dele, então acho que esse é o último movimento”, analisou o vereador.
Saiba mais:
Arthur Neto se filia nesta segunda-feira no Republicanos, em Brasília
Deputado Mário César Filho quer que artesãos tradicionais do AM sejam valorizados em Projeto de Lei
Seguindo a sua avaliação sobre as possibilidades de cenários visando 2026, o parlamentar fez um levantamento da disputa pelo governo, com senador Omar Aziz (PSD) e a empresária Maria do Carmo (PL) como principais concorrentes, mas sem um cenário definido, e adverte contra pesquisas tendenciosas. De acordo com Guedes, a eleição ainda está em aberto.
“O jogo hoje ainda tá entre a Maria do Carmo e o Omar Aziz. O Omar tem uma vantagem, digamos assim, de estar já no mandato, há muito tempo, e tem aquela relação ali com os prefeitos de interior, então ele sendo senador e dispondo das verbas, principalmente as emendas, ele vai ali angariando articulações. Mas tem muita dificuldade na capital, ele tem muita gente que tem reticência em relação a ele, então eu acho que ainda tá muito aberto o cenário, não tá nada decidido. Eu tenho muita desconfiança também com pesquisas que às vezes são muito tendenciosas, então acho que tá aberto e qualquer um pode levar, eu não vejo o cenário decidido ainda não”, finalizou.
Assista:
