O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) foi escolhido para assumir o comando do Ministério das Comunicações. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10/4) pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, após reunião no Palácio do Planalto.
Fernandes, que atualmente lidera a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, assume o cargo no lugar de Juscelino Filho, que deixou o governo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares com atuação na Codevasf.
Segundo Gleisi, o novo ministro solicitou um tempo para organizar questões pessoais e partidárias antes de tomar posse oficialmente, o que deve acontecer após o feriado da Páscoa. A própria transição contou com a participação do ex-ministro Juscelino Filho, que acompanhou parte da reunião.
Leia mais
Exoneração de Juscelino Filho é oficializada; substituto não foi nomeado
Fausto Júnior assina requerimento em favor da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Após o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se reuniu com o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. Questionada, Gleisi negou que o encontro tenha tratado de uma possível reforma ministerial e reforçou que não há definição sobre mudanças mais amplas no primeiro escalão. “O presidente está ouvindo lideranças, despachando normalmente, mas não houve qualquer deliberação sobre uma reforma”, afirmou.
A indicação de Pedro Lucas Fernandes foi antecipada por Lula ainda durante visita oficial a Honduras. Na ocasião, o presidente destacou que o União Brasil teria o direito de sugerir um nome para substituir Juscelino, mantendo a titularidade da pasta com o partido. “Eu já conheço o Pedro Lucas. Assim que retornar ao Brasil, conversarei com o União Brasil e, se for o caso, formalizarei a nomeação”, declarou Lula à imprensa.