Aprovação do governo Lula cresce após participação na ONU, aponta PoderData

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou nova melhora na pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (1/9). O crescimento ocorre após a participação de Lula na Assembleia Geral da ONU, em 23 de setembro.
Durante o evento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), em seu discurso, afirmou ter tido uma “química muito boa” com Lula durante um breve encontro nos bastidores do evento, em Nova York.
Segundo pesquisa PoderData, realizada entre 27 e 29 de setembro de 2025, o governo é hoje aprovado por 44% dos eleitores e desaprovado por 51%. Embora a desaprovação siga acima da aprovação, a distância entre os índices diminuiu. Em maio, a diferença era de 17 pontos percentuais; em julho, caiu para 11; agora, está em apenas 7 pontos.
O levantamento ouviu 2.500 pessoas em 178 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Saiba mais:
- Governo Lula vai levar internet de qualidade para 70 municípios riberinhos da Amazônia, diz ministro
- Presidente Lula veta dois pontos de projeto que modificava Lei da Ficha Limpa
Perfis de aprovação e desaprovação
A análise por grupos mostra que a aprovação é maior entre mulheres (49%), jovens de até 24 anos (56%), idosos acima de 60 anos (51%) e moradores do Nordeste (53%). Já a desaprovação é mais forte entre homens (57%), eleitores de meia-idade (56%), habitantes do Sul (62%) e do Centro-Oeste (60%), além dos que possuem ensino superior (58%).

Religião e política
Entre os católicos, 51% aprovam a gestão Lula, contra 42% que desaprovam, fora da margem de erro. Já entre os evangélicos, o cenário é inverso: 66% desaprovam e apenas 29% aprovam a administração federal, diferença dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais.

