Nesta segunda-feira (10/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou R$ 5,5 bilhões em recursos do Ministério da Educação (MEC) para a consolidação e expansão da educação superior no país, com obras de infraestrutura e a construção de dez novos campi de universidades. Um deles será da Ufam no município de São Gabriel da Cachoeira, que fica a 859 quilômetros da capital Manaus (AM).
O campus no interior do Amazonas será implantado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No dia 30 de janeiro de 2018, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, já tinha instalado a pedra fundamental como marco das obras em São Gabriel da Cachoeira.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que o critério para apontamento dos novos campi deveu-se à baixa cobertura de matrículas registradas em uma equação que considera a população do município. Neste caso, São Gabriel tem pouco mais de 35,7 mil pessoas.
Leia mais:
Lula se reúne com reitores e anuncia investimentos de R$ 5 bilhões para universidades
Outra especificidade de São Gabriel da Cachoeira é que a cidade arregimenta o maior percentual de indígenas do Brasil, com mais de 98% de sua população pertencente a uma das 23 etnias catalogadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é uma cidade da calha do Alto Rio Negro que faz fronteira com a Venezuela e Colômbia.
Atualmente, a Ufam oferece em São Gabriel da Cachoeira cursos modulares em várias áreas do conhecimento e também um curso de mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA).
*Com informações da assessoria