O governador Wilson Lima participou do seminário Lide Reino Unido em Londres, onde destacou o potencial do mercado de carbono do Amazonas para investidores e instituições financeiras.
Com mais de 800 milhões de toneladas de crédito de carbono disponíveis, o Estado almeja captar até R$ 2,4 bilhões para financiar projetos de desenvolvimento sustentável através do programa Amazonas 2030.
“Esse encontro aqui foi muito produtivo, muito importante para a gente mostrar o ponto de vista de quem mora na Amazônia e ouvir também de investidores, de pesquisadores, de companhias e outros interessados em investir na Amazônia e tratar da agenda ambiental o que de fato eles esperam, qual a expectativa e quais os caminhos para que a gente possa fazer parcerias que são importantes pra gente poder, por exemplo, dar qualidade de vida para a nossa população”, avaliou Wilson Lima.
Além disso, Lima se reuniu com representantes do banco BlueBay e busca parcerias com a Bloomberg. Ele também discutiu com o ministro britânico a política de rastreabilidade de produtos livres de desmatamento.
Veja mais:
Em Londres, Wilson Lima busca parcerias internacionais para desenvolvimento sustentável no AM
Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue
O sistema de REDD+ do Amazonas foi destacado na COP 28 e o Programa Amazonas 2030 visa zerar o desmatamento líquido em seis anos. Na mesma ocasião, o governador e o Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, apresentaram outros projetos sustentáveis do estado, como o Guardiões da Floresta e o Escola da Floresta, reforçando o compromisso com a economia e a preservação ambiental.
“Tenho certeza que em um curto prazo, a gente vai ter recursos entrando para que a gente possa estruturar a bioeconomia, continuar o pagamento do serviço ambiental por meio do Guardiões da Floresta, aportar recursos para melhorar o sistema de meio ambiente do Estado, enfim, com o papel que o governador tem aberto nas discussões desde a COP, tenho certeza que a gente vai colher frutos a respeito dessas visitas e rodadas de negócios que o governador tem sido convidado a participar”, afirmou Eduardo Taveira.
*Com informações da Assessoria