O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) contou ter sido sondado pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021. O senador fez a revelação durante a sabatina de Flávio Dino na sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na quarta, 13/12.
Dino foi sabatinado por ter sido indicado do presidente Lula para assumir vaga no STF. Ele acabou sendo aprovado pelos deputados, por 47 a favor e 31 contra.
Flávio disse:
“O então presidente Bolsonaro, quando na indicação do ministro André Mendonça, virou pra mim e falou ‘Flávio, você não quer, o que você acha de você ser o indicado pro Supremo Tribunal Federal?’, já que se discutia que a indicação fosse de um evangélico, como ele havia prometido na campanha eleitoral”.
Leia mais:
Dino assume no STF em fevereiro de 2024; Gonet deve tomar posse no próximo dia 18
CCJ do Senado aprova indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet
O senador teria respondido que prefere fazer política, apesar de ser advogado de formação. Ele declarou:
“Indique o nome do André Mendonça, que é preparado pra essa missão, e eu vou poder ajudar muito mais o senhor aqui no Senado Federal”.
Flávio concluiu dizendo que se tivesse aceitado, até teria chance de ter sido aprovado para a vaga:
“Acredito que, com ajuda do presidente Davi [Alcolumbre, presidente da CCJ], eu teria até alguma chance de passar aqui no Senado”.
O indicado de Bolsonaro ao STF acabou sendo o atual ministro André Mendonça.
*Com informações de Metrópoles e UOL