Em evento no RS, Lula critica Trump: “Quer governar o mundo pelo Twitter”

Lula em evento no RS (Foto: Reprodução).
Nesta terça (20/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teceu críticas ao mandatário americano Donald Trump em evento no Rio Grande do Sul. Segundo ele, Trump quer governar o mundo pelas redes sociais.
“No meu gabinete é proibido entrar com celular. Vocês já perceberam que o presidente (Donald) Trump quer governar o mundo pelo Twitter (X)? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala coisa que ele falou. Todo dia. Você acha que é possível, gente? É possível eu tratar do povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês? Se eu achar que vocês são objeto, e não ser humano?”, disparou Lula.
O presidente brasileiro também fez críticas à disseminação de fake news pelas redes sociais:
“Não é possível esse país estar subordinado à leviandade da mentira, de pessoas que não têm respeito a crianças, a mulheres, a pessoas idosas e acham que podem ficar mentindo 24 horas por dia na internet. E todos vocês aprenderam, desde pequeno, que é mais fácil acreditar na mentira do que na verdade, porque a verdade você tem que explicar, a mentira você só tem que falar. E tem muita mentira”, argumentou.
Leia mais:
Em artigo no New York Times, Lula critica ações dos EUA na Venezuela
Lula e Vladmir Putin conversam por telefone sobre situação da Venezuela
As declarações foram dadas durante um evento em Rio Grande (RS), que marcou a entrega de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Lula entregou as chaves de novas residências a famílias contempladas pelo empreendimento Junção, que contou com o investimento total de R$ 123,6 milhões.
A fala de Lula ocorre no momento em que o Brasil analisa convite do governo Trump para integrar o chamado “Conselho da Paz” para a reconstrução da Faixa de Gaza, território arrasado após o recente conflito com Israel. O convite foi encaminhado por Washington à Embaixada Brasileira nos EUA na última sexta-feira (16). Até o momento, o governo brasileiro não enviou resposta.
*Com informações de Metrópoles






