A deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) foi eleita, nesta quarta-feira (21/2), para o comando da federação PSol-Rede na Câmara dos Deputados.
O feito entra para história do Congresso Nacional já que Erika será a primeira parlamentar transexual a comandar um cargo de liderança. Ela assume o cargo sucedendo o deputado Guilherme Boulos (PSol-SP), que atualmente é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
A federação que será comandada por Erika conta com 14 parlamentares.
Nas redes sociais, a deputada celebrou a conquista. “Vai ter líder Travesti! Muito orgulhosa se ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara”, disse ela.
Leia mais:
Pedido de impeachment de Lula chega a 100 assinaturas, na Câmara Federal
Erika também agradeceu ao partido pela confiança e Guilherme Boulos, por lhe passar o bastão da liderança.
VAI TER LÍDER TRAVESTI! ☀️
Muito orgulhosa se ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara.
Pela 1ª vez na história uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidarios, na… pic.twitter.com/rkGlKzWQIV
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) February 21, 2024
O ex-líder também comentou a escolha de Erika: “Feliz de passar o bastão para minha amiga e companheira aguerrida. Sem dúvida alguma, fará um trabalho excelente à frente da nossa bancada”, disse Boulos no X (antigo Twitter).
Feliz de passar o bastão para minha amiga e companheira aguerrida @erikakhilton! Sem dúvida alguma, fará um trabalho excelente à frente da nossa bancada. https://t.co/9tMaJTqD25
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) February 21, 2024
*com informações do Correio Braziliense.