O novo titular da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, professor Júnior Mar é o convidado da Rede Onda Digital na série de entrevistas especiais com figuras importantes do Amazonas. O secretário da Semed fala sobre carreira, concurso público, Fundeb, erradicação do analfabetismo, Ideb, escolas municipais, ações para a secretaria de educação.
Carreira de Júnior Mar
Professor formado em Letras e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Júnior Mar tem 20 anos de experiência como professor na Educação Básica e Ensino Superior. Com Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro-BA – 2008, e graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Escola Superior Batista do Amazonas (2008).
Professor de carreira da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Júnior Mar foi professor também na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Fucapi, na Fundação Matias Machline e no Instituto Adventista de Manaus. Além disso, atuou também como diretor do Centro de Mídias da Seduc.
Júnior atuava como subsecretário da Semed, cargo que ocupou desde o início da gestão do prefeito da capital amazonense, como diretor do Departamento Geral de Distritos da Secretaria.
O professor também atuou como secretário de Educação do Estado na gestão interina de David Almeida como governador, depois da cassação de José Melo.

Leia mais:
EXCLUSIVO: Júnior Mar enumera 5 metas à frente da SEMED este ano; veja
Leia a entrevista na íntegra:
Rede Onda Digital – Como decidiu estudar linguística e assim entrar no setor educacional?
Júnior Mar – Sou filho de dois professores, meu pai professor de matemática já aposentado, minha mãe pedagoga atua como diretora de escola, foi da Seduc e da Semed. Cresci vendo os meus pais em educação, fomentando a educação e assim fui influenciado naturalmente para ser professor. Tenho mestrado em linguística pela Ufam, atuando há 20 anos desde 19 anos na área da educação como professor de sala de aula, professor ministrante no Centro de Mídias, professor do ensino fundamental anos finais, professor do ensino médio e professor no ensino superior.
Rede Onda Digital – Existe alguma previsão ou você pretende solicitar o concurso da Semed?
Júnior Mar – A nossa administração zerou o Cadastro de Reserva do último concurso, realizado pelo prefeito anterior. Tenho interesse em realizar concurso público na SEMED. Vou dialogar com a equipe de planejamento, entender a necessidade real e refletir a respeito.
Rede Onda Digital – Como é realizado o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) aos servidores do município?
Júnior Mar – Na Semed o Fundeb é investido mensalmente na forma de salário, de modo de progressões e valorização aos servidores. Havendo sobra finalizando o ano corrente tenha certeza que o repasse será feito de forma integral aos servidores da educação.
Rede Onda Digital – O sistema de tempo integral nas escolas é um modo que a Semed pretende aumentar a adesão?
Júnior Mar – Nós temos escolas que já funcionam 100% em tempo integral e, temos 87 unidades escolares em seus quartos anos em tempo integral. Mas temos sim planejamento de gradativamente aumentar esse atendimento em tempo integral, com muita responsabilidade econômica.
Rede Onda Digital – Caso o prefeito David Almeida e o grupo do Avante indique o seu nome, o senhor toparia ser candidato em 2026?
Júnior Mar – Eu estou 100% focado em superar o maior resultado da educação de Manaus, que alcançamos em 2023. Agora a gente sai para 2025 com uma equipe fortalecida na Semed Manaus, com professores competentes, assessores focado na missão. Então hoje meu foco está em fortalecer ainda mais a nossa educação. O prefeito David Almeida é o nosso grande comandante, fazendo uma gestão boa, uma gestão competente em Manaus e, tem todo nosso apoio.
Rede Onda Digital – Quando e como foi a entrada no grupo do prefeito David Almeida?
Júnior Mar – Conheço David Almeida, bem antes de ser prefeito, há 20 anos. Meu ingresso no grupo foi natural, por convergência de opiniões, de avanços, de pensamentos, de tecnicidade, sistematização de processos, de compromisso com a sociedade. Em 2017 a educação passou por períodos de greve, muitas manifestações públicas. No período nós tivemos uma união da categoria e logo em seguida eu fui candidato a deputado estadual, como representante da categoria e ali politicamente de forma mais expressiva eu tive minha participação no grupo do prefeito David.
Rede Onda Digital – Diga um projeto que realizou durante sua vida na educação e, fale um principal que queira alcançar?
Júnior Mar – Foram vários projetos, desde de fazer aulas gratuitas preparatórias para concursos públicos na área da educação. Ministrava aulas em espaços da escola pública gratuitamente e, vários estudantes dessas aulas foram aprovados em concurso público.
Além disso, trabalhei no Centro de Mídias como professor e, posteriormente como diretor. O projeto de muita inclusão educacional social, aulas que acontecem por meio da televisão para o interior do Estado do Amazonas. Então é a democratização do ensino e da aprendizagem.
O principal que eu queira alcançar é a erradicação do analfabetismo com projetos que já lançamos, como o Manaus Aprende, Alfabetiza Mais e a campanha Alfabetiza Manaus, na verdade lançamos em 2022 a campanha de 2023 o Aprende Mais e o Alfabetizar Mais.
Qual objetivo disso; é alfabetizar todos os nossos estudantes na idade certa, é isso que nós buscamos como o maior projeto hoje da Semed Manaus. Além do Educa Mais Manaus que nós lançamos para o ideb 2023 que nos levou a ser a maior a capital que mais cresceu nos últimos anos no Brasil.
Rede Onda Digital – Quais foram as metas realizadas como subsecretário da Semed?
Júnior Mar – Enquanto subsecretário, durante dois anos e meio na Semed Manaus o prefeito Davi e a época a secretária de educação professora do Dulce Almeida, estabeleceram uma meta muito clara crescimento no Ideb. Naquele momento que partimos para o diálogo com professores, assessores, diretores, pedagogos e demais profissionais da educação, relacionamos ações que eram sucessos em várias cidades do Brasil, então consolidamos um programa que hoje é conhecido nacionalmente, que é testado, que tem muito valor na educação, que é o Programa Educada Mais Manaus. O programa é composto de ação do sexto tempo, que é uma aula de reforço de língua portuguesa e matemática o estudante já almoça na escola.
Temos também uma ação simulados, a cada 15 dias letivos foram 12 avaliações em larga escala na cidade de Manaus, no ano do saeb 2023 e agora em 2025 mais uma vez.
Tivemos também como terceira ação aulas unificadas o padrão de qualidade alta nas nossas aulas na cidade de Manaus com proposição feita a partir de sequência didática. Nós tivemos também acompanhamento familiar aproximando as famílias da escola informações focadas nos descritores do Saeb.
Então a meta enquanto subsecretário a meta principal era o crescimento no Ideb. Nós fomos a capital brasileira que mais cresceu no Ideb de 2023, nós fomos saímos de 5.5 nos anos iniciais para 6.2, e saímos de 4.8 nos anos finais para 5.2, ocupando hoje saindo da décima terceira colocação dentre as capitais para ocupar o sexto lugar nos anos iniciais e o quinto lugar Nacional nos anos finais além disso avançamos bastante na erradicação do analfabetismo.

Rede Onda Digital – Como foi o convite para assumir como secretário e, qual foi sua reação ou sensação?
Júnior Mar – Momento de muita gratidão é um reconhecimento do trabalho partindo do prefeito Davi Almeida, nós alcançamos esses resultados com programas impactantes da rede educacional e principalmente criando um clima favorável entre os professores nas escolas que é onde tudo acontece. Os professores fazem nossa verdadeira educação, então para mim é um privilégio ser hoje o secretário de educação poder contribuir de uma forma mais ampla com educação na cidade de Manaus. Estou muito feliz e motivado para missão, com a meta estabelecida de continuar ajudando a nossa educação municipal a crescer no Ideb erradicando o analfabetismo. Além de ampliar as vagas de creche, valorizar os nossos servidores e fortalecer a educação especial. São esses os nossos principais pilares para essa minha administração enquanto secretário de educação.
Rede Onda Digital – Sabemos da agenda cheia, mas o que Júnior Mar faz nos momentos de folga?
Júnior Mar – Nos momentos de folga eu jogo futebol uma vez ou no máximo duas vezes por semana, treino na academia. Além de ficar muito com a família, o final de semana é da família, com a minha esposa (Bruna Mar) e minha filha (Valentina Mar).

Frase final
Muito obrigado pelo espaço e, vamos juntos construir uma educação de Manaus, democrática, de igualdade, com qualidade e crescimento para todos.