A embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, recebeu o convite para ser a representante oficial do governo Lula na posse de Donald Trump, em Washington, na próxima segunda-feira (20/1).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi convidado para a cerimônia, o que segue a tradição americana. Diferente do Brasil, onde é comum que chefes de Estado participem da posse de seus pares, nos EUA o protocolo é convidar apenas os embaixadores dos países. Caso o embaixador não possa comparecer, o país pode enviar o encarregado de negócios, número dois da missão diplomática.
Em 2023, o presidente Lula nomeou a diplomata Maria Luiza Viotti para o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. Ela é a primeira mulher a comandar a representação brasileira no país norte-americano.
A embaixadora, chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no período de 2017 a 2022. Antes, foi conselheira na embaixada do Brasil em La Paz, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas (2007 a 2013) e embaixadora do Brasil em Berlim (2013 a 2016).
Leia mais:
VÍDEO: Trump e Obama têm conversa amigável em funeral de Jimmy Carter
Vitória de Trump na eleição é certificada em cerimônia no Congresso dos EUA
O ex-presidente Jair Bolsonaro, também afirmou que foi convidado para a posse de Trump e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação de seu passaporte para viajar. A solicitação está sendo analisada pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou que Bolsonaro comprove à Corte o convite formal.