O embaixador da Coreia do Sul, Choi Yeong Han, se reuniu, nesta quarta-feira (2/4), com o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, na sede do governo, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus.
A visita reforça a cooperação entre os países e a criação da Rede de Proteção e Conservação da Biodiversidade por meio de Tecnologias (Redt/AM).
“A principal razão da minha visita ao Amazonas é o fato de que, há 30 anos, empresas coreanas como a Samsung e a LG instalaram suas fábricas nessa região, gerando empregos. Como embaixador da Coreia do Sul, sinto um imenso orgulho ao ver que nossas empresas têm desempenhado um papel tão relevante e bem-sucedido. Espero que as boas ações realizadas até o momento possam ser mantidas e ampliadas”, declarou Choi Yeong Han.
O vice-governador reforçou a importância das empresas coreanas no PIM. Atualmente, existem cinco grandes empresas sul-coreanas presentes no Polo Industrial de Manaus (PIM), com destaque para a Samsung Eletrônica da Amazônia, LG Electronics do Brasil e a TSE Indústria de Artefatos Estampados de Metal.
“O Amazonas tem uma relação muito amistosa com o povo e o empresariado coreano. Na Zona Franca, temos quase três décadas de relacionamento com grandes empresas aqui instaladas, como a Samsung, como a LG. Estamos trabalhando para, com o processo de fortalecimento do PIM, atrair cada vez mais investimento do povo coreano, que está ganhando protagonismo no mundo. Queremos que esse crescimento seja de mãos dadas com o Brasil”, reforçou Tadeu de Souza.
Saiba mais:
Final do Barezão entre Nacional e Amazonas é marcada por poucas figuras políticas
VÍDEO: Prefeitura é investigada por promover evento do ‘Mês da Mulher’ com gogo boys no Maranhão
Novas parcerias
A Redt/AM, lançada pelo vice-governador em 2023, conquistou inúmeros investimentos. Dentre os principais e destacado por Tadeu de Souza, a aquisição dos sensores conectados ao aplicativo Selva e garantiram o monitoramento climático no Amazonas.
“Conseguimos fazer a cobertura do aplicativo no monitoramento da qualidade do ar e dos extremos climáticos, principalmente no período de estiagem, com instalação de sensores em 48 municípios, muito por conta dessa parceria com a embaixada da Coreia”, frisou o vice-governador.
Um projeto, fruto de parceria entre Governo do Brasil, Governo do Amazonas, Governo da Coreia do Sul e Prefeitura de Manacapuru, foi na área da saúde, sendo inaugurada, em fevereiro de 2020, a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Inteligente do Amazonas, com tecnologia de ponta para atendimentos médicos em comunidades ribeirinhas, fruto de doação de R$ 15 milhões do país asiático.
Há cinco anos, a EST/UEA e a Samsung executam o projeto Academia Stem, que virou referência nacional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Ao todo, foram mais de 35,4 mil pessoas diretamente impactadas pelo maior projeto já realizado pela UEA por meio de recursos da Lei de Informática na Amazônia Ocidental.