O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou na manhã de hoje de evento de acionamento das bombas de uma estação do eixo norte da transposição do rio São Francisco, em Salgueiro, sertão de Pernambuco. Em discurso na obra, Bolsonaro usou o termo “meu Nordeste” para se referir à região, e afirmou que “muitos cabras da peste trabalharam arduamente nas obras” de transposição do Velho Chico.
Veja mais:
Bolsonaro usa expressão preconceituosa para se referir a nordestinos em live
Em discurso no Congresso, Bolsonaro cita projetos prioritários para o governo em 2022
A fala do presidente vem depois da sua polêmica live do último dia 3, na qual usou a expressão pejorativa “paus de arara” para se referir aos nascidos no Nordeste do país. Na mesma live, ele também confundiu Pernambuco com Ceará ao tentar determinar onde teria nascido o Padre Cícero. A live teve forte repercussão negativa.
Bolsonaro trabalha para reduzir suas taxas de rejeição no Nordeste, a região brasileira com os maiores índices de desaprovação ao seu governo. Além da agenda hoje em Pernambuco e no Ceará, ele deverá ir amanhã também ao Rio Grande do Norte, para inaugurar partes concluídas da obra de transposição das águas do rio São Francisco – obras iniciadas durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pesquisa do Datafolha feita em dezembro passado mostrava Lula com 61% das intenções de votos na região Nordeste, enquanto Bolsonaro tinha apenas 17%. A pesquisa tinha margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Com informações do UOL.