Em primeiro mandato, Saimon Bessa aposta em projetos de inclusão social na CMM

O vereador Saimon Bessa (Foto: Divulgação)
Saimon Bessa (União Brasil) está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), após ser eleito com 9.625 votos. O parlamentar destacou seu compromisso com a população e um mandato participativo voltado às demandas sociais, comunitárias e legislativas da capital amazonense.
No conjunto de suas atividades em 2025, o vereador tem buscado equilibrar atuação legislativa, participação em comissões e presença comunitária. Sua presença em comissões importantes, principalmente nas áreas de defesa do consumidor, direitos da pessoa com deficiência e desenvolvimento econômico, sugere uma estratégia de atuação voltada tanto a temas sociais quanto a pautas de interesse econômico e comunitário dentro do Legislativo.
Atuação parlamentar
Segundo os dados do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), Saimon Bessa tem 8 projetos de lei como primeiro autor, e acumula 65 como co-autor.
Dentre esses, de primeiro autor, se destacam:
Projeto de Lei nº 246/2025: propõe conscientização e educação ambiental sobre resíduos recicláveis nas escolas municipais, estimulando práticas sustentáveis e fortalecendo economia solidária por meio de catadores.

Projeto de Lei nº 565/2025: institui a obrigatoriedade de salas de acolhimento sensorial em shoppings para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ampliando inclusão e acessibilidade em espaços públicos privados.

Projeto de Lei nº 561/2025: cria cota de bolsas universitárias para pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com deficiências severas, beneficiando famílias de baixa renda com acesso à educação superior.

Saiba mais:
Quem impedir apoio religioso em hospitais e presídios poderá ser punido no Amazonas
Durante o biênio 2025-2026, Saimon Bessa foi designado como membro titular de três comissões permanentes da Câmara Municipal de Manaus: Comissão de Defesa do Consumidor, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Sua participação nessas comissões reflete afinidades com temas de proteção social, direitos e desenvolvimento econômico. Por exemplo, na Comissão de Defesa do Consumidor, Bessa tem base profissional pela sua experiência como advogado na área de defesa do consumidor. Já na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o vereador tem reforçado a importância de políticas públicas inclusivas para ampliar oportunidades e acessibilidade na cidade.
Os projetos de lei que ele apresentou abrangem inclusão social, sustentabilidade ambiental e melhorias nas condições de trabalho e educação, refletindo preocupação com demandas de segmentos específicos da população.
Por outro lado, é possível observar que muitas dessas propostas ainda estão em tramitação e dependem de apreciação pelas comissões e pelo plenário para se transformarem em lei, o que é um padrão comum em mandatos iniciantes, especialmente quando comparado à produção legislativa de parlamentares mais experientes.
Em termos quantitativos, seu portfólio de propostas apresenta diversidade temática, mas carece de aprovações consolidadas no início do mandato, o que pode ser uma referência para avaliações futuras sobre eficácia legislativa e impacto direto.
Biografia
É filho da professora Kátia Guimarães e do ex-prefeito de Tefé, Hélio Bessa. Depois de uma trajetória como bancário, migrou para a advocacia, especializando-se na defesa dos direitos dos consumidores, com mais de 11 anos de atuação.
Foi chefe de gabinete do deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), seu primo, de 2019 a 2023.
Lançou sua candidatura a vereador de Manaus, com uma plataforma centrada em três pilares fundamentais: educação, esporte e integração dos bairros com o poder público. Foi eleito vereador de Manaus com 9.625 votos pelo partido União Brasil.






