De olho nas eleições municipais deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia uma série de viagens pelo Brasil a partir desta quinta-feira (18/01). Nesta semana, o ex-presidente visitará três estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco e Ceará. No segundo turno da eleição presidencial de 2022, o Nordeste contribuiu com 69,34% dos votos válidos a favor de Lula.
O objetivo do PT é utilizar a força política de Lula para fortalecer a atuação do partido, eleger mais prefeitos em outubro deste ano e construir alianças para a eleição presidencial de 2026, visando evitar o baixo desempenho de 2020, quando o partido não elegeu prefeitos em capitais pela primeira vez desde a redemocratização.
O roteiro das viagens inclui Salvador, onde Lula assinará um acordo de parceria para implementação do Centro Tecnológico Aeroespacial. Em Pernambuco, participará de eventos para retomar investimentos na refinaria Abreu e Lima. Em Fortaleza, encerrará o giro pelo Nordeste com o lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Após as visitas ao Nordeste, Lula deve seguir para Minas Gerais e Santa Catarina, estados não visitados no primeiro ano de seu terceiro mandato. O plano para 2024 é focar mais na agenda interna, com viagens dentro do Brasil, enquanto o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), deve assumir parte dos compromissos internacionais. Em 2023, Lula realizou 41 viagens a 18 estados do país, além de visitar 23 países em compromissos internacionais.
*Com informações da CNN Brasil