A série especial da Rede Onda Digital sobre o desempenho dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) destaca o mandato de Robson da Silva Teixeira, mais conhecido como Raulzinho (PSDB). Vereador em seu segundo mandato, ganhou notoriedade por seu trabalho voluntário nas áreas carentes, através do projeto “Trenzinho da Alegria”, onde frequentemente é visto vestido de Super-Homem, animando as crianças. Além disso, o vereador se destaca por seus embates calorosos com os colegas vereadores, na maioria das vezes em defesa dos interesses da Prefeitura de Manaus.
Produção Legislativa
Durante seu mandato, Raulzinho apresentou 36 requerimentos (REQ), em sua maioria relacionadas a infraestrutura como asfaltamento, reforma de áreas de lazer como campos de futebol e quadras poliesportiva, implementação de meio fio, luminárias e serviços de dragagem, além de 12 indicações (IND). Segundo a Constituição Federal, o legislativo não pode propor Projetos de Lei (PL) que acarretem custos ao Executivo, sendo necessário apresentá-los por meio de indicação. Raulzinho foi autor ou coautor de 116 PLs, um Projeto de Emenda à Loman (PEL), 4 Projetos de Resolução (PR), 14 Projetos de Decreto Legislativo (PDL) e um Projeto de Lei Complementar (PLC).
Super-Homem
Uma das principais iniciativas do vereador é promover ações sociais voltadas para crianças, por meio de atividades e seu projeto “Trenzinho da Alegria”. Rotineiramente, Raulzinho se caracteriza como Super-Homem para participar dessas atividades e animar os pequenos, tornando-se sua marca registrada, presente até mesmo em sua identidade visual como vereador.
Imbróglio partidário
Raulzinho, antes ligado à base do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (Sem Partido), filiou-se ao PSDB, partido que o reelegeu em 2020. No entanto, devido à federação entre o PSDB e o Cidadania, ele se viu envolvido em um impasse partidário, já que a federação tem como pré-candidato o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Assim, o vereador permanece na base do prefeito, mas está filiado ao partido do principal rival.
Em entrevista à Rede Onda Digital o vereador afirma que seu candidato é o atual prefeito David Almeida (Avante). Raulzinho afirma que a questão partidária é complexa, mas que já viveu situações parecidas em eleições passadas e não enxerga empecilhos sobre o apoio ao prefeito.
“Eu já estive em situações como esta. Eu me elegi pelo Democratas, que apoiava o Marcelo Ramos, e da mesma forma eu apoiei o Arthur (ex-prefeito). Essa questão partidária é muito complexa e já passei por uma situação como essa. Mas a certeza é: o meu candidato a prefeito hoje, pré-candidato, com mandato, é o David”, afirmou.
📌“Meu candidato é o David”, afirma Raulzinho que compõe partido da base de Amom pic.twitter.com/tYlK1Pev4k
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 14, 2024
“Mau caráter e leviano”
Durante a sessão plenária da CMM, o vereador entrou em uma forte discussão após uma denúncia feita pelo vereador Capitão Carpê, sobre a falta de asfaltamento e obras de infraestrutura nos bairros da zona norte de Manaus.
Raulzinho questionou o posicionamento de Carpê, afirmando que apenas estar presente no bairro para fazer denúncias não é um verdadeiro apoio. Ele também chamou seu colega de “mau caráter e leviano”, alegando que Carpê apenas cobra das secretarias municipais, mas não destina emendas para a realização de obras.
O parlamentar ainda afirmou que vereador que só vive de crítica seria um “vereador balela”.
Carpê rebateu afirmando que entrou na política com o objetivo de combater políticos que, em vez de cobrar o prefeito, optam por gestos simbólicos, como a entrega de uma espada, fazendo alusão à homenagem que Raulzinho fez ao ex-prefeito Arthur Neto.
Ele também criticou Raulzinho, sugerindo que este prioriza defender o prefeito em detrimento dos interesses da população, e questionou sua compreensão sobre o papel de um vereador, sugerindo que este não tem a obrigação de alocar orçamento.
📌Vereadores Raulzinho e Carpê discutem calorosamente na CMM: “Mau-caráter e leviano”
Saiba mais⤵️https://t.co/ydiYwe0u1D pic.twitter.com/oRm1Acf3wp
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 13, 2024
“Começou a Carnificina”
A frase célebre foi dita pelo vereador em meio às tensões envolvendo a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ao Caribe, em uma Avião particular de um empresário que tem contrato com a Prefeitura de Manaus denunciado pela mídia nacional.
O parlamentar saiu em defesa do prefeito e alegou que a “carnificina” começou devido ao ano eleitoral.
“Começou a carnificina. Ano de eleição, prefeito David despontando nas pesquisas como favorito […] Começa a aparecer matérias para tentar, de toda forma, denegrir a imagem do prefeito David. […] Aquele que trabalha sempre será perseguido. Um pastor, uma vez, me disse que ninguém joga pedra em lâmpada apagada, se a lâmpada estiver acesa”, dissse Raulzinho.
O vereador Raulzinho (PSDB), vice-líder do prefeito David Almeida na CMM, ressaltou que as matérias polêmicas surgem devido às eleições, buscando manchar a imagem do chefe do executivo. pic.twitter.com/4Ul65xYmZ2
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 19, 2024
“Liderança puxa saco”
O vereador Raulzinho foi chamado de “liderança puxa saco” por conta de seus discursos em defesa do prefeito resultando em um embate acalorado entre ele e o Rodrigo Guedes (Podemos).
Guedes denunciou a paralisação da reforma da Feira do Coroado 3, realizada pela Prefeitura de Manaus e criticou a política centrada apenas no asfaltamento das ruas, enfatizando a necessidade de mais obras e ações para beneficiar a população.
Raulzinho, por sua vez, defendeu a administração de Almeida, mencionando recentes ações de asfaltamento conduzidas pelo governador Wilson Lima e o deputado Roberto Cidade.
Guedes respondeu que houve um erro de interpretação, que suas críticas não eram em relação a asfaltamento, mas sim a “somente asfaltar” e não trazer outros benefícios para a população.
“Por isso que o prefeito está passando por tantas crises políticas, por esse tipo de liderança, que procura apenas puxar o saco do prefeito, ao invés de debater”, disse Guedes, pouco antes de ser interrompido por Raulzinho e pela presidência do parlamento municipal.
A discussão terminou quando Raulzinho não permitiu mais intervenções de Guedes durante o pronunciamento.
A obra faz parte de um convênio de R$ 25 milhões entre o município e o estado, visava revitalizar mais de 30 feiras e mercados. No entanto, apenas algumas telhas foram substituídas, resultando em alagamentos e abandono da feira.
Após a denúncia, Guedes informou que a prefeitura retomou a obra.
Profª Jacqueline X Raulzinho
Vereadora Profª Jacqueline (União) e Raulzinho (PSDB) protagonizaram um debate intenso na CMM. Jacqueline denunciou perseguição a funcionários da educação municipal, enquanto Raulzinho acusou a vereadora de usar sua influência na educação para obter votos.
O clima esquentou quando Raulzinho foi acusado de intimidar Jacqueline, gerando trocas de acusações entre os vereadores.
O presidente da CMM tentou acalmar os ânimos, mas o debate continuou acalorado, com Raulzinho persistindo em suas acusações contra Jacqueline. Após um momento tenso, o vereador Jaildo Oliveira criticou Raulzinho e desafiou-o para uma conversa fora do plenário. O presidente interveio novamente, e o debate encerrou-se com Raulzinho sendo atendido pelo setor de saúde após se sentir mal.
📌 Vereadores Jaqueline e Rauzinho batem boca no plenário da CMM pic.twitter.com/bdKW6Zny0f
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 27, 2024