As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Elan Alencar propõe Política Municipal para amparar pessoas amputadas

O projeto também determina que os órgãos públicos devem orientar juridicamente as pessoas amputadas e seus familiares sobre seus direitos
Elan Alencar propõe Política Municipal para amparar pessoas amputadas

Foto: Divulgação/ Internet.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu um Projeto de Lei (PL) que busca implantar Política Municipal de Reabilitação Integral da Pessoa Amputada, com o intuito de assegurar a assistência completa em todas as fases da reabilitação física, além de promover melhor qualidade de vida e reduzir as vulnerabilidades biopsicossociais enfrentadas por pessoas que sofreram amputações.

A proposta é de autoria do vereador Elan Alencar (DC) que definiu a amputação como um “impacto devastador” na vida das pessoas.

“As políticas públicas evidenciam o compromisso de garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população, assegurando que as pessoas amputadas recebam o cuidado e o apoio necessários para sua plena reabilitação e reintegração na sociedade visando a promoção da saúde e na proteção dos cidadãos contra os impactos devastadores das amputações”, justificou o parlamentar.

O texto estabelece diretrizes que visam assegurar atendimento especializado e imediato às vítimas de amputações decorrentes de acidentes de trânsito, de trabalho ou domésticos. O projeto também prevê que os hospitais contem com infraestrutura adequada, exames especializados e acompanhamento pós-alta hospitalar, garantindo continuidade no processo de reabilitação.

Entre as principais diretrizes da nova política estão:

  • O fomento à pesquisa sobre saúde e reabilitação, em cooperação com universidades e centros hospitalares;
  • O estímulo à criação de alternativas inovadoras e inclusivas no cuidado às pessoas amputadas;
  • A promoção de campanhas educativas sobre prevenção, causas e formas de evitar amputações;
  • O acesso universal a exames, tratamentos e medicamentos, especialmente no caso de amputações causadas por Diabetes Mellitus;
  • E a reintegração social e profissional das pessoas amputadas, com ações que facilitem seu retorno à sociedade e, quando possível, ao mercado de trabalho.

Saiba mais: 

Projeto de lei busca proibir uso de bandeiras e símbolos políticos em prédios públicos de Manaus

Vereador propõe instalação de pranchas de comunicação inclusiva em espaços públicos de Manaus


Para viabilizar a execução da política, o Poder Público poderá firmar convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, fortalecendo a rede de cuidados à pessoa com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto está na Divisão de Apoio, para deliberação em Plenário, segundo o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo).