Elan Alencar confirma disputa para vaga de deputado estadual e cogita troca de partido

Reproducao/ Rede Onda Digital.
O vereador Elan Alencar (DC) afirmou para a Rede Onda Digital, nesta terça-feira (14/10), que deve disputar o cargo de deputado estadual nas eleições de 2026 e sinalizou a possibilidade de mudar de partido, deixando o Democracia Cristã (DC) e ingressando no Avante, legenda do prefeito de Manaus, David Almeida.
“Esse processo (decisão da Justiça Eleitoral) não me torna ficha suja e nem inelegível, mas é muito provável eu não ser candidato pelo DC, até porque eu não sei se vai formar chapa para isso. Seria candidato provavelmente pelo partido Avante, do prefeito David Almeida, que tem uma conjuntura que pode ter ali até seis deputados estaduais eleitos”, afirmou.
O parlamentar destacou que vem se articulando politicamente, tanto na capital, quanto no interior do Amazonas para fortalecer sua pré-candidatura.
“A gente vai concorrer ao cargo de deputado estadual e com as condições reais de ser eleito pela votação que eu tive enquanto vereador, com as alianças que eu tenho no interior. Estou trabalhando para isso, recentemente cheguei até do município de Envira e estou trabalhando no interior e aqui na capital”, disse.
Saiba mais:
Elan Alencar afirma que permanecerá no cargo e recorrerá de decisão que cassou seu mandato
Elan também rebateu críticas sobre o uso de cargos em seu gabinete e reforçou que todos os servidores estão devidamente ativos.
“Aqui na Câmara eu tenho 50 cargos comissionados no meu gabinete. Não tem um funcionário fantasma, está aí até o ranking, a gente está ali no meio de tudo isso. Todo o meu pessoal está na rua, está nos bairros. Se eu perder o mandato, esse pessoal vai ser também exonerado, vão perder esses proventos”, declarou.
Por fim, o vereador afirmou confiar na Justiça e disse esperar que o processo judicial não prejudique sua trajetória política.
“Vamos seguir a vida, continuar trabalhando. A gente confia na Justiça, o magistrado está fazendo o papel dele, a nossa advogada está fazendo o papel dela e aí a gente vai para outras instâncias. Eu espero que passar por esse pesadelo não me torne inelegível em nenhum momento. Vou trabalhar forte para me tornar deputado e aí acaba toda essa confusão que só está atingindo a minha vida pública e política, infelizmente, nesse momento”, concluiu.
Veja:
O que está acontecendo com Elan Alencar?
Recentemente, o juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo, da 62ª Zona Eleitoral de Manaus, decidiu pela cassação do mandato do vereador Elan Martins de Alencar (DC). De acordo com a Justiça Eleitoral, que também decidiu pela anulação de todos os votos recebidos pelo partido Democracia Cristã (DC) nas eleições municipais de 2024, houve fraude na cota de gênero da legenda.
Tanto Elan Alencar como o partido afirmaram à Rede Onda Digital, que vão recorrer da decisão.
Caso Elan “perca” o cargo, Glória Carrate (PSB) pode retornar à CMM e seguir para o sétimo mandato na Casa Legislativa.
