O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (2/4), da inauguração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Tech no Rio de Janeiro, com o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD).
Em seu discurso, Lula falou sobre sua “obsessão pela educação”. Ele disse:
“Fui o único de oito filhos que teve diploma primário e fiz curso técnico, acho que todo filho da pessoa mais humilde tem direito de ter oportunidade de chegar à universidade e ter diploma de doutor. Educação não é privilégio de rico, educação é direito de todos e não é gasto, é investimento, e o Estado precisa assumir responsabilidade”.
Veja abaixo:
Leia mais:
Venezuela: María Corina Machado agradece posicionamentos de Lula e Macron
“Foi um casamento”, diz Macron ao publicar meme sobre foto com Lula
Lula completou:
“Estamos vivendo momento delicado da história do Brasil, não conheci momento de negacionismo, ódio e fake news como hoje. Se não investir na educação, estamos entregando de graça para os negacionistas, para o crime organizado, os nossos jovens”.
O Impa é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência. A solenidade de hoje também marca o começo das aulas da primeira turma do bacharelado em matemática da tecnologia e inovação.
O presidente continua no RJ pelo dia de hoje, onde ainda cumpre agenda.
*Com informações de Metrópoles