O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que não precisa de ajuda para se manter nos Estados Unidos, onde está desde que se licenciou do cargo no mês passado. A afirmação foi feita em entrevista à rede AuriVerde, na qual o parlamentar mostrou o quarto onde está hospedado no país estrangeiro, revelando que vive com estrutura mínima e sem qualquer tipo de auxílio oficial.
A ida de Eduardo Bolsonaro aos EUA coincidiu com um pedido feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a apreensão de seu passaporte. No entanto, a solicitação foi negada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que investigam atos antidemocráticos. Apesar da negativa, o parlamentar decidiu não retornar ao Brasil após uma viagem inicialmente planejada para durar poucos dias.
“A gente está conseguindo se virar aqui, graças a Deus tenho o apoio de muita gente boa. Tenho uma reservinha no Brasil que estamos queimando agora. Claro, não é a situação ideal, porque fiz uma mala de 7 dias. Eu vim passar o Carnaval junto a um amigo nos Estados Unidos e, de repente, não retornei mais para casa”, afirmou Eduardo durante a entrevista.
Saiba mais:
- Nikolas Ferreira viraliza em novo vídeo, dessa vez pedindo anistia; veja
- Felipe Neto nega candidatura à presidência e revela estratégia de marketing: “Queria chamar sua atenção”
Ao mostrar o local onde está morando, o deputado destacou que dorme em um colchão inflável e que vive de forma simples:
“Se podem ver aqui, tem um colchão inflável. Tem, enfim, uma estrutura que a gente consegue se virar. Não estou reclamando não. Minha vida está em ordem aqui nos EUA”, completou.

Ainda segundo Eduardo Bolsonaro, o custo de vida elevado nos Estados Unidos é uma preocupação:
“A gente fica pensando se, no futuro, for necessário [ficar nos EUA], porque é ‘6 pra 1 o dólar’. Pesa bastante. Às vezes, muito dinheiro no Brasil não é muito dinheiro aqui [nos EUA], não”, explicou o deputado federal licenciado.
Veja o vídeo:
Quem assumiu o lugar de Eduardo Bolsonaro na Câmara?
Com a licença do parlamentar, quem assumiu a vaga na Câmara dos Deputados foi Missionário José Olímpio (PL-SP), político experiente natural de Itu, no interior de São Paulo. Olímpio foi vereador por seis mandatos e já exerceu dois mandatos como deputado federal entre 2011 e 2019. Ao longo de sua trajetória política, passou por diferentes legendas, como MDB, PP, DEM e União Brasil, até chegar ao PL, partido que atualmente integra.