Proposta do vereador Eduardo Assis institui o Dia Municipal do Atleta de Wrestling em Manaus

Foto: Divulgação/ Fundesportems.gov.br
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai analisar um Projeto de Lei (PL) de autoria do Dr. Eduardo Assis (Avante) que institui o Dia Municipal do Atleta de Wrestling, a ser comemorado anualmente no dia 2 de fevereiro.
Para o parlamentar, a proposta busca reconhecer a prática do esporte e aumentar o número de participantes.
“A fim de promover a valorização do esporte e chamamento de mais atletas para prática do esporte em questão, esperamos a tramitação regimental e apoio dos nobres colegas na aprovação do projeto de lei”, justificou.
De acordo com o projeto de lei, durante a semana que compreende a data, o Poder Público Municipal deverá promover competições desportivas na modalidade, além de seminários e outras atividades voltadas à divulgação e valorização do wrestling — esporte de luta que vem ganhando cada vez mais adeptos na capital amazonense.
Saiba mais:
David Almeida destaca avanços e novos projetos em Manaus: “Minha resposta às críticas é o trabalho”
Allan Campelo critica uso político da CMM e diz que colegas fazem “palanque para 2026”
O projeto também prevê que o Poder Executivo Municipal ficará responsável por regulamentar a lei no que couber, garantindo a efetiva implementação das ações previstas.
Conforme o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a proposta está na Divisão de Apoio, para deliberação em Plenário.
O que é wrestling?
De acordo com a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), o wrestling, também chamado de luta olímpica, é considerado o esporte de combate mais antigo do mundo.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), informa que essa luta fazia parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que aconteciam no século VIII a.C., e há registros de desenhos retratando essa modalidade que datam de 3000 a.C.
O esporte é disputado nos Jogos Olímpicos em 3 estilos diferentes: greco-romano, livre e feminino.
- No estilo greco-romano, os atletas só devem usar tronco e braços para defender e atacar;
- No estilo livre, além de braços e tronco, é possível usar as pernas para defender e atacar o oponente;
- O feminino segue as regras do estilo livre masculino, com exceção da imobilização Double Nelson (feita passando os dois braços por baixo das axilas do oponente e entrelaçando as mãos atrás do pescoço dele), que é proibido na luta das mulheres.
Existem ainda outras variações do wrestling, como a luta de praia ou beach Wrestling.
