As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Deputado quer fotos de pessoas desaparecidas em rótulos de produtos fabricados no Amazonas

Empresa que participarem da campanha terão direito a incentivos fiscais e ao uso de um selo de responsabilidade social
29/10/25 às 10:01h
Deputado quer fotos de pessoas desaparecidas em rótulos de produtos fabricados no Amazonas

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante) que institui, no âmbito do Estado, a campanha de divulgação de fotos e informações de pessoas desaparecidas em embalagens de produtos fabricados por empresas estabelecidas no Amazonas.

De acordo com o texto, a iniciativa pretende ampliar o alcance das buscas por pessoas desaparecidas e envolver a sociedade de maneira prática e cotidiana.

Segundo o autor, “a utilização de embalagens como meio de divulgação é uma estratégia de baixo custo e grande impacto, já aplicada com sucesso em outros países, e pode contribuir significativamente para a localização de pessoas e para a conscientização da população”.

Pelo projeto, as informações exibidas nas embalagens deverão ser fornecidas pelo órgão estadual competente e devem conter, no mínimo:

  • nome completo da pessoa desaparecida;
  • foto atualizada, obtida por meio de aplicativo de inteligência artificial;
  • data e local do desaparecimento;
  • idade aproximada à época do desaparecimento;
  • e contato para recebimento de informações (telefone, site ou aplicativo oficial).

Saiba mais: 

Alberto Neto diz que confronto entre traficantes e polícia no Rio de Janeiro pode se repetir no Amazonas

Senadores do Amazonas integram ‘Elite Parlamentar 2025’


As informações deverão ser inseridas em local de fácil visualização nas embalagens, preferencialmente nas laterais ou no verso, respeitando as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a identidade visual do produto.

A adesão das empresas será voluntária, mas aquelas que participarem da campanha terão direito a incentivos fiscais e ao uso de um selo de responsabilidade social.

Conforme informações do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o projeto está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aguardando a emissão de parecer.

Divulgação de pessoas desaparecidas 

Atualmente, a Polícia Civil do Amazonas, por meio da Agência Amazonas de Notícias, divulga periodicamente fotos de pessoas desaparecidas em Manaus e em outras regiões do estado, principalmente em canais oficiais nas redes sociais.

No âmbito estadual, outras iniciativas partiram da própria Assembleia Legislativa, transformando-se em leis que obrigam, por exemplo, prestadoras de serviços de telefonia, internet, TV por assinatura, energia elétrica e abastecimento de água a incluir fotografias de pessoas desaparecidas em faturas enviadas aos consumidores.

Outra ação já em vigor é a publicação de fotos e informações sobre desaparecidos na página oficial da Aleam. No entanto, ao consultarmos o site, nenhuma aba ou categoria foi encontrada sobre desaparecidos.

A casa legislativa também aprovou a obrigatoriedade das empresas prestadoras dos serviços e concessionárias, a divulgar nas faturas mensais enviadas ao consumidor fotografias de pessoas desaparecidas;

 

Ações em outros estados e campanhas nacionais

Em âmbito nacional, por exemplo, a marca de laticínios Piracanjuba lançou uma campanha em que utilizou inteligência artificial para recriar a aparência de pessoas desaparecidas há bastante tempo. Essa iniciativa visa aumentar a visibilidade e ajudar nas buscas em todo o país.

(Divulgação /Piracanjuba)

Essas iniciativas contam com a parceria de entidades como a Associação Mães da Sé e foram desenvolvidas com apoio de especialistas em retratos forenses, visando aumentar o alcance das buscas por pessoas desaparecidas e atualizar retratos em embalagens, como caixas de leite.